Dados do Trabalho


Título

Vacinação da Covid-19 em adultos: fatores que levam a hesitação em imunizar-se

Fundamentação/ Introdução

A rápida disseminação e a mortalidade da Covid-19 aceleraram os esforços globais pela produção de uma vacina contra o novo vírus. Embora a vacinação seja considerada uma das conquistas mais importantes da medicina, o ceticismo em relação aos efeitos dos imunizantes ganha cada vez mais apoio e a aplicação de imunizantes capazes de conter a Covid-19 enfrenta resistência de movimentos antivacina.

Objetivo

O presente trabalho visa compreender os fatores que levam indivíduos a não receber a vacina da Covid-19.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), retrospectiva, qualitativa e observacional. Foram analisados os artigos contidos na base de dados U.S. National Library of Medicine (PubMed), publicados em 2021 e 2022, a partir das palavras-chave indexadas aos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): Vaccines, Anti-Vaccination Movement e COVID-19 Vaccines. Todos os descritores foram combinados pelo operador booleano AND. A amostra final deste trabalho foi composta de 11 artigos, sendo 30 artigos excluídos por não se adequar ao proposto por esta RIL.

Resultados

A decisão das pessoas em relação a receber ou não a vacina é baseada em diversos fatores como, por exemplo, o julgamento sobre riscos versus benefícios, noções de responsabilidade coletiva, clareza das informações e dúvidas sobre efeitos adversos e eficácia. O poder político também exerce influência na hesitação e resistência às vacinas. A aceitação da vacina tende a aumentar de acordo com a idade, escolaridade e nível de renda. Nesse último ponto, no entanto, ainda há divergências, visto que pelo menos um estudo analisado mostra que a população de países com renda média e baixa tendem a ser mais suscetíveis a aceitar vacinas. A fonte de distribuição de informação sobre Covid-19 é capaz de influenciar negativamente nos índices de vacinação, como é o caso de mídias sociais, e a mídia tradicional (televisão), embora cumpra papel social importante, exerce influência significativa na hesitação vacinal.

Conclusões/ Considerações Finais

Pela relevância do tema e do impacto da vacinação na saúde pública, esse é um assunto que precisa ser mais explorado pela literatura científica, e, por isso, novos estudos sobre o assunto devem ser realizados para melhor compreensão sobre os fatores que levam um indivíduo a recusar a vacina e identificar formas de ampliar a adesão.

Palavras-Chave

Covid-19; Vacinação; Hesitação.

Área

Tema Livre

Autores

André Corrêa de Araújo Amorim, Matheus Castelo Branco Falcão Albuquerque, Marcela Maria Cavalcanti Lira, Alvaro Antônio Cabral Vieira de Mello, Leila Karina de Novaes Pires Ribeiro