Dados do Trabalho


Título

BLOATING E DISTENSÃO ABDOMINAL COMO APRESENTAÇÃO INICIAL DA PANCREATITE CRÔNICA ALCOÓLICA: UM RELATO DE CASO

Introdução

A Pancreatite Crônica (PC) se caracteriza por uma fibrose irreversível do parênquima pancreático, sendo o uso abusivo de álcool a sua principal causa. Habitualmente, o bloating e a distensão abdominal são considerados manifestações tardias da afecção pancreática, decorrentes da substituição do parênquima secretor exócrino do pâncreas pela fibrose.

Objetivos

Descrever, por meio de um relato de caso, a evolução atípica de uma PC com apresentação inicial de bloating e distensão abdominal.

Descrição do Caso

J. I. G., homem, 68 anos, hipertenso e dislipidêmico apresentou quadro de bloating e distensão abdominal por 3 meses, evacuações diárias, sem perda de peso e em uso de Luftal®. É tabagista há 51 anos e apresenta etilismo diário há 23 anos, com consumo principal de destilados. Procurou o ambulatório com USG abdominal sem achados relevantes para o quadro e exames laboratoriais com GGT = 145 U/L. Como conduta, foram solicitados nova USG de abdome e teste oral de tolerância à lactose e prescrito Annita®. Em nova consulta, apresentou discreta diminuição dos sintomas após tratamento antiparasitário, USG com discretas alterações hepáticas e teste de tolerância à lactose sugestivo de intolerância à lactose, sendo prescrito Laclev® e marcado retorno em 15 dias após dieta sem lactose. Diante da persistência dos sintomas, sobretudo no período pós-prandial, e de exames complementares que não justificassem o quadro, foi solicitada a dosagem fecal da elastase pancreática, marcadores sorológicos para glúten e ecoendoscopia. Os resultados desses exames foram: elastase fecal de 90 mcg/g; marcadores para glúten não reagentes; e ecoendoscopia com ducto pancreático dilatado na região da cabeça (4,9 mm), não preenchendo os critérios de Rosemont para o diagnóstico de PC por imagem. Foi prescrito, então, Creon® 25.000 UI em comprimidos, durante cada refeição. No retorno, o paciente relata melhora parcial dos sintomas sob o uso inadequado da medicação, sendo reorientando sobre a maneira correta de usá-la. Meses depois, refere estar tomando a medicação de maneira adequada e se apresenta assintomático.

Conclusões e Considerações Finais

É importante considerar a PC como um possível diagnóstico diferencial em pacientes com bloating e distensão abdominal, mesmo com exames de imagem inocentes. O paciente relatado não apresentava outras alterações que justificassem os sintomas além de uma epidemiologia de etilismo crônico, que associada ao quadro clínico, à diminuição da elastase fecal e à boa resposta ao Creon®, corroboraram para o diagnóstico de PC.

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS - Pernambuco - Brasil, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - HC-UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

André Lucas Nogueira Dantas, Larissa Vieira Custódio Neves, Mariana Vieira Neves, Matheus Vinicius de Araújo Lucena, Gustavo André Silva Lima