Dados do Trabalho
Título
Múltiplos aneurismas com vasculite nodal: um relato de caso.
Introdução
O eritema de bazin é uma vasculite nodal associada a tuberculose cutânea ou outras vasculites. Os aneurismas aórticos podem ser causados por infecção ou inflamação. A Arterite de Takayasu (AT) é uma vasculite crônica de etiologia desconhecida que acomete grandes vasos, porém questiona-se alguns potenciais gatilhos, dentre eles o Mycobacterium Tuberculosis. A própria tuberculose pode causar aortite infecciosa em grandes vasos.
Objetivos
Descrever um caso de múltiplos aneurismas em paciente com vasculite nodal.
Descrição do Caso
Paciente do sexo feminino, 38 anos, sem comorbidades, com diagnóstico recente de vasculite cutânea granulomatosa após biópsia de pele sugestiva de eritema induratum de bazin e PPD 16mm, iniciado tuberculostáticos. Admitida em hospital terciário após 2 meses de tratamento, sem melhora clínica, com perda ponderal, linfonodomegalias dolorosas e parestesia em membros superiores e inferiores. Realizada biópsia de tumoração cervical, que após procedimento, evoluiu com dor e USG evidenciou formação de pseudoaneurisma. Realizada tomografia de abdome, evidenciou múltiplos aneurismas de aorta abdominal, assim como linfadenomegalia periaórtica, alguns com centros necróticos e espessamento dos vasos. Considerando a possibilidade de aortite infecciosa por tuberculose, optou-se por reiniciar os tuberculostáticos. Evoluiu com sintomas de síndrome de veia cava superior e assimetria tensional nos membros superiores, com nova tomografia evidenciando formação de aneurisma em região subclávia. Como havia possibilidade de associação entre micobacteriose e o surgimento da AT , foi iniciado corticoterapia em dose imunossupressora. Um mês após , foi readmitida na emergência com dor abdominal, sendo solicitada angiotomografia de abdome que evidenciou ruptura de aneurisma infrarrenal direito. Foi abordada pela cirurgia vascular em caráter de urgência, porém não resistiu ao pós operatório e veio a óbito. Fragmento de aorta coletado no intraoperatório revelou infiltrado inespecífico.
Conclusões e Considerações Finais
As causas atribuíveis a aortite e formação de aneurismas são variáveis, podendo ser a tuberculose como causa suficiente ou gatilho para desenvolvimento da vasculite. O caso relatado mostra a importância da revisão de literatura para possíveis associações diagnósticas e tratamento efetivo.
Área
Tema Livre
Autores
Raíssa Carolinne Borba Alves da Silva, Thaissa Carvalho Viaggi, Emanuelle Cardinali Souto Maior Souza, Leticia Duarte de Carvalho Xavier do Nascimento, Marcelo Pereira da Silva