Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: ROUQUIDÃO COMO APRESENTAÇÃO INICIAL DE TUBERCULOSE LARÍNGEA COM COMPROMETIMENTO PULMONAR ASSINTOMÁTICO

Introdução

INTRODUÇÃO: Estima-se que em 2015 cerca de 10,4 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose (TB) e 1,4 milhão morreram da doença. O Brasil está entre os 30 países de alta carga para e é considerado um os países prioritários pela Organização Mundal de Saúde para o controle da doença no mundo. A tuberculose pulmonar é a principal forma de acometimento e é caracteristicamente a maior fonte de transmissão comunitária, contudo, dentre as formas extrapulmonares, a laríngea, apesar de rara, destaca-se pelo seu alto potencial de transmissão por ser altamente bacilífera.

Objetivos

OBJETIVOS: descrever caso de paciente adulta com queixa de rouquidão e sem sintomatologia respiratória, com posterior diagnóstico de tuberculose laríngea e pulmonar.

Descrição do Caso

DESCRIÇÃO DO CASO: mulher jovem, 26 anos, sem comorbidades prévias conhecidas, com quadro de disfonia caracterizada por rouquidão há 1 ano, de início súbito, sem outras queixas associadas. Inicialmente, realizada nasofibroscopia com achado de edema e hiperemia em região supraglótica. Solicitadas baciloscopias, sendo as mesmas negativas. Avaliação de radiografia de tórax identificou infiltrado reticulonodular difuso, com posterior exame tomográfico evidenciando micronodulações com atenuação de partes moles, de distribuição centrolobular com padrão de árvore em brotamento e atenuação em mosaico em ambos os pulmões, inferindo doenças de pequenas vias aéreas. Realizada broncoscopia que evidenciou edema difuso em aritenoide e prega ariepiglótica, bem como brônquio fonte direito com mucosa elevada e esbranquiçada. Coletado histopatológico deste, havendo como achado a presença de BAAR (visualizados pela coloração de Ziehl-Neelsen), consistente com tuberculose. Realizadas novas baciloscopias que foram negativas e lavado broncoalveolar mostrou-se positivo para Mycobacterium tuberculosis.

Conclusões e Considerações Finais

CONCLUSÕES: tuberculose laríngea segue sendo um dos principais acometimentos extrapulmonares da infecção pelo bacilo de Koch, com relevância epidemiológica importante devido à alta transmissibilidade desta forma. O acometimento laríngeo pode ser isolado ou concomitante a comprometimento pulmonar, e deve ser considerado como uma hipótese diagnóstica em pacientes com disfonia.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Alice Marcelle de Souza Ferraz, Pedro Alves de Farias, Livia Maria Costa Azevedo, Rosália de Oliveira Nunes, Tácio Salamé Herszernhorn