Dados do Trabalho


Título

Neoplasia de ovário com metástase subepitelial gástrica, um sítio incomum - Relato de caso

Introdução

O câncer de ovário é o segundo câncer ginecológico mais prevalente e, em 80% deles, o diagnóstico já é em fase de metástases intestinais, omentais ou em linfonodos. Apesar disso, alguns sítios são incomuns, a exemplo de metástase em antro gástrico, como mostra o caso relatado.

Objetivos

Relatar um caso de metástase gástrica, possuindo como sítio primário o ovário, a partir de punção guiada por ecoendoscopia.

Descrição do Caso

Paciente, sexo feminino, 65 anos, com o quadro de empachamento há dois meses e negando náusea, vômito, constipação intestinal e perda ponderal. Nega uso de medicações. Ao exame físico, abdome estava normal, sem massa palpável ou visceromegalias. Foi realizado tratamento clínico sintomático de dispepsia sem melhora. Optou-se pela realização da endoscopia digestiva alta, na qual visualizou-se uma lesão subepitelial em parede posterior de antro gástrico, medindo 5 cm. A partir desse achado, foi solicitado uma ecoendoscopia com biópsia de lesão. Ao novo exame, foi confirmada lesão elevada de aspecto subepitelial de antro. As imagens ultrassonográficas endoscópicas diagnosticaram presença de ascite, com o fígado de ecotextura preservada. A lesão foi caracterizada como hipoecóica homogênea, com diâmetro de 4,7 cm, originada da camada muscular própria, mas com desorganização da estratificação da camada de parede gástrica. Realizou-se a punção ecoguiada e o material foi analisado por patologista em sala. A citologia mostrou arranjos glanduliformes, constituídos por células epiteliais atípicas, concluindo ser um adenocarcinoma. Foi feito o estudo imunocitoquímico para definição do sítio primário. Nesse estudo, ocorreu a expressão dos receptores de estrógeno PAX-8 e WT-1, sendo consistente de carcinoma seroso. O tumor foi classificado como alto grau histológico, devido à presença de atipia celular marcante, pleomorfismo nuclear e figuras mitóticas. Diante disso, foi feito o diagnóstico de tumor de antro gástrico consistente com carcinoma seroso, com sítio primário em ovário/tuba uterina e epitélio celômico extraovariano.

Conclusões e Considerações Finais

O carcinoma seroso de ovário é uma doença silenciosa em que, na maioria dos casos, é diagnosticada em sítios comuns de metástase. Em casos avançados na doença, pode haver metástases em sítios incomuns, como de lesão subepitelial do antro gástrico que, após avaliação ecoendoscópica, por se tratar de lesão de muscular própria (quarta camada), faz diagnóstico diferencial com GIST e leiamos.

Área

Tema Livre

Autores

Davi Melo Siqueira, Eduardo Sampaio Siqueira, Livia Dias Braz, Lara Melo Siqueira, João Batista Siqueira de Albuquerque Neto