Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a transfusão de hemocomponentes em hospital terciário de Recife-PE

Fundamentação/ Introdução

O uso de terapias de transfusão é considerado essencial para o cuidado do paciente, seja ele clínico ou cirúrgico. Embora seu uso varie conforme as tradições da medicina em cada país, principalmente no que diz respeito à disponibilidade de hemoderivados e às peculiaridades do manejo local, os dados sobre motivos para transfusão, epidemiologia do receptor e resultados de testes clínicos são essenciais para os bancos de sangue, visto a necessidade de adequação do suprimento para garantir a efetividade da assistência prestada.

Objetivo

Descrever o perfil das hemotransfusões realizadas e suas principais indicações em um hospital público terciário de Recife - PE.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo e de abordagem quantitativa. Foram utilizados dados de 121 pacientes que receberam transfusões de sangue em fevereiro de 2021. As solicitações de transfusão incluem dados essenciais como nome completo, sexo, etnia, data de nascimento, diagnóstico médico, tipo sanguíneo e fator Rh, departamento hospitalar, concentração sérica de hemoglobina e plaquetas, como também a aparição de anticorpos irregulares.

Resultados

Ao todo foram realizadas 331 hemotransfusões no período do estudo, sendo a maior parte composta pelo sexo feminino (55.37%), e pardos 91,53%. A principal faixa etária foi acima de 60 anos (46%), e o diagnóstico mais prevalente foi infecção, seguido por hemorragias. O tipo sanguíneo mais utilizado foi O (46,2%), e 93,38% eram fator Rh positivo. O concentrado de hemácias representou 77,94% das transfusões, correspondendo ao hemocomponente mais utilizado e, os setores hospitalares que mais realizaram as transfusões foram a Unidade de Terapia Intensiva seguida pelo Centro Obstétrico.

Conclusões/ Considerações Finais

O presente estudo pôde propiciar ao centro de hemotransfusão de referência, auxílio em traçar estratégias para suprir as necessidades específicas de um hospital terciário do Recife. Além disso, serve para novos estudos que visem à alocação de hemoderivados alinhada às demandas crescentes de transfusões sanguíneas no Brasil e no estado de Pernambuco, indo de encontro à escassez dos recursos.

Palavras-Chave

Hemotransfusão; Tipagem sanguínea; Hemocomponentes.

Área

Tema Livre

Instituições

FITS - Pernambuco - Brasil, UFOB - Bahia - Brasil, UNINASSAU - Pernambuco - Brasil, UNIT - Alagoas - Brasil

Autores

Camila Souza Santana , Thaissa Carvalho Viaggi, Letícia Araújo Carvalho, Caroline Araújo Carvalho , Luiza Cavalcanti Farias