Dados do Trabalho
Título
Síndrome da Aorta Média devido a Arterite de Takayasu com estenose da artéria renal bilateral e hipertensão arterial secundária: Um relato de caso
Introdução
A Síndrome da Aorta Média (SAM) é caracterizada por estenose segmentar ou difusa da aorta, hipertensão arterial e claudicação de membros inferiores, é pouco frequente, acomete principalmente crianças e adolescentes, tendo como repercussão a hipertensão arterial sistêmica (HAS) por causa desconhecida. A SAM tem causa congênita ou adquirida, como a arterite de Takayasu (AT) que é uma vasculite granulomatosa idiopática causadora de lesões em grandes vasos. A AT é extremamente rara e acomete principalmente mulheres, jovens de descendência asiática, tendo curso crônico e repercussões isquêmicas vasculares.
Objetivos
O estudo relata o caso de uma paciente do sexo feminino com idade menor de 40 anos com sopro da aorta abdominal e anormalidade arteriográfica com diagnóstico de SAM com estenose da artéria renal bilateral grau IV causada por Arterite de Takayasu tipo IV levando a HAS secundária.
Descrição do Caso
V.S.S., 40 anos, foi ao ambulatório de nefrologia por alteração da função renal com pressão sistólica maior 200 mmHg mesmo com uso de medicação (Valsartana + hidroclorotiazida, Atenolol, Furosemida), relata ter diagnóstico de HAS desde os 29 anos com controle inadequado. No exame físico, havia redução dos pulsos em membros inferiores. Investigou-se causas secundárias de HAS e por meio da angiotomografia de aorta abdominal evidenciou-se oclusão total da aorta abdominal infra-renal por trombo intraluminal com presença de circulação colateral nos músculos abdominais e estenose de artéria renal bilateral. Constatou-se doença renal crônica (DRC) IV estável e HAS secundária com associação da AT tipo IV com envolvimento da aorta abdominal e artérias renais. Foi realizada tentativa de angioplastia, mas sem sucesso por tratar-se de artérias renais muito delgadas e sem possibilidade de tratamento cirúrgico pela vascular. Realizada prednisona pela reumatologia e otimizado anti-hipertensivos com melhora parcial dos níveis pressóricos. Segue em acompanhamento e tratamento de conservador da DRC IV pela nefrologia e em desmame de corticóide pela reumatologia.
Conclusões e Considerações Finais
A SAM causada por AT é uma doença rara, porém grave e progressiva. A paciente chegou em fase avançada da doença, dificultando a terapêutica adequada. Apresenta DRC em estágio IV em discussão de preparo para a diálise devido a progressão da doença. O quadro crônico com apenas melhora dos níveis pressóricos com uso de anti-hipertensivos, porém ainda distantes da meta.
Área
Tema Livre
Autores
Mariana Ivo Costa, Brenda Santana Silva, Mariana Araújo Oliveira Barbosa Rocha , Sophya Bezerra Silva Rocha, Laurisson Albuquerque Da Costa