Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO PRECOCE DE SARCOMA ESTRÓGENO DEPENDENTE

Introdução

Sarcomas de estroma endometrial são raros tumores malignos do endométrio, altamente invasivos e compostos por elementos do tecido uterino, apresentando o pior prognóstico dentre os cânceres de corpo uterino e cujo diagnóstico diferencial se dá com os miomas, por meio do exame histopatológico.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico precoce de sarcoma do estroma endometrial estrógeno-dependente.

Descrição do Caso

Paciente P.M, sexo feminino, 41 anos, assintomática, procurou médica ginecologista para realizar exame de rotina. No resultado da ultrassonografia pélvica transvaginal, a médica especialista encontrou histeromegalia com nódulos sólidos miometriais, sugerindo nódulos miomatosos, e imagens císticas foliculares ovarianas, indicando dominância folicular. Foi realizada uma histerectomia com salpingectomia bilateral convencional aberta, a qual teve como resultado patológico um sarcoma estrógeno dependente com diagnóstico precoce. Logo, foi indicada a retirada dos ovários para não haver possibilidade de recidiva do tumor, portanto, foi realizada uma nova cirurgia por videolaparoscopia para realização da ooforectomia bilateral. Não houve tratamento complementar por ter sido uma abordagem oncologicamente correta, sem ressecção do tumor ou abertura uterina, como também por não haver invasão de endométrio e serosa, paramétrio livre e sem linfonodos positivos. Posto isto, como o sarcoma tinha receptores hormonais para estrógeno, é contraindicada a terapia com reposição hormonal, mas devido às cirurgias prévias para retirada da neoplasia, a paciente referida entrou em menopausa precoce. Atualmente, encontra-se em acompanhamento ambulatorial com a ginecologista oncológica e com a oncologista, para pesquisa de metástases e tratamento com uso de Fraxx, Radiofrequência fracionada micro ablativa, melhorando o trofismo da vagina por estimulação de colágeno e fibras elásticas no subcutâneo da mucosa.

Resultados


Conclusões e Considerações Finais

A partir do caso da paciente é perceptível, mesmo em casos de diagnóstico precoce, a importância do tratamento de qualidade, no caso as cirurgias, para evitar ou minimizar procedimentos complementares - que implicam em custos a mais e desgaste do paciente -, além de estar ligado à eficácia da intervenção.

Área

Tema Livre

Autores

Ana Beathriz Barros Azevedo Araujo, Alessa Gabriela Lima Aires Carvalho, Rivelino Paulo Carvalho Fillho