Dados do Trabalho


Título

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA

Fundamentação/ Introdução

Introdução/Fundamentos:A densidade mineral óssea (DMO) sofre alterações biológicas com o envelhecimento resultando em osteoporose,dessa forma o exercício físico é um tratamento eficaz para a baixa DMO.Ratificando-se as pesquisas sobre a capoeira adaptada (Figueiredo,2021),as quais mostraram benefícios para a DMO.

Objetivo

Objetivos: Avaliar a influência da atividade física sobre a DMO.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: A metodologia utilizada foi a pesquisa experimental randomizada, com 34 mulheres de ≥ 60 anos com baixa DMO,selecionadas em 2 grupos: Grupo de Capoeira adaptada (CAPAD; n=29;68,10±8,10 anos) e Grupo de Caminhada/Ginástica (GC;n=16 64,81±4,30 anos). Os grupos foram avaliados durante 8 meses simultaneamente.As ferramentas de avaliação foram o formulário de anamnese, protocolo de Autonomia Funcional GDLAM, Questionário World Health Organization Quality of Life Group-Old(WHOQOL-OLD) para a Qualidade de Vida, para a DMO utilizou-se o teste de densitometria de dupla energia por Raio-X(iDXA) e Bateria de Avaliação de Risco de Quedas (BARQ).

Resultados

Resultados: os resultados demonstraram variação da DMO dos grupos pesquisados, diferença estatística intragrupo é favorável ao grupo de CAPAD em sítios ósseos: Lombar(∆%=4,6%; p=0,009) e Fêmur total(∆%=7,7%; p=0,001), mesmo não havendo diferença significativa (p<0,05) intergrupo. Nos resultados de Índice de risco de quedas há diferença estatística favorável ao grupo de CAPAD(∆%=1,28%; p<0,001), e não foram encontradas diferenças estatísticas significativas (p<0,05) intergrupos. Na autonomia funcional houve uma melhora estatística (p<0,05) para análise intragrupo favorável ao grupo de Capoeira das variáveis: Teste de caminhar 10m (∆%=21,1%; p<0,001); Levantar-se da posição sentada (∆%=13,2%; p<0,001); Levantar-se da posição decúbito ventral (∆%=18,9%; p<0,001); Levantar-se da cadeira e locomover-se pela casa (∆%=7,5%; p<0,001). Houve uma diferença estatística (p<0,05) para análise intragrupo do domínio 5( morte e morrer) do questionário WHOQOL- OLD favorável ao grupo de Capoeira (∆%=1,5%;p=0,004), mostrando uma diminuição estatística para grupo GC (∆%=-1,6%;p=0,019).

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: Concluiu-se que o CAPAD é uma alternativa de atividade física ao contribuir para a melhoria da Autonomia Funcional, qualidade de vida, DMO e prevenção de risco de quedas em mulheres idosas.

Palavras-Chave

Palavras-chave: capoeira; densidade mineral óssea; qualidade de vida.

Área

Tema Livre

Autores

Thaina Araujo Diniz Figueiredo, Renata Schumann Reis Paes, Maria Santos Brito, Vinícius de Souza Eloy, Delson Lustosa de Figueiredo