Dados do Trabalho


Título

VASCULITE LEUCOCITOCLÁSTICA COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE MONKEYPOX

Introdução

Vasculite leucocitoclástica é a descrição histopatológica da vasculite de pequenos vasos, caracterizada por infiltrado inflamatório de neutrófilos com necrose fibrinóide e desintegração do núcleo. Monkeypox, ou varíola dos macacos (VM), é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox que pertence ao gênero Orthopoxvirus na família Poxviridae, marcada por febre, calafrios, mialgia e erupção cutânea.

Objetivos

Relatar o caso de uma vasculite rara como diagnóstico diferencial de doença infectocontagiosa emergente.

Descrição do Caso

Mulher, 46 anos, sem comorbidades prévias, foi admitida devido a lesões em face anterior de membros inferiores, febre vespertina, calafrios e poliartralgia migratória com evolução de oito dias. Inicialmente, as lesões eram pápulas eritematosas, que progrediram para pústulas dolorosas de centro crostoso, além de bolhas, que rompiam espontaneamente, havendo piora do aspecto de forma descendente. Negava contato com animais, viagem recente ou quadro semelhante prévio. Iniciou antibioticoterapia para cobertura de infecção de partes moles, mas sem melhora do quadro. Laboratorialmente, apresentava hemograma e velocidade de hemossedimentação (VHS) normais, sorologias para hepatites, epistein-baar vírus, citomegalovírus, sífilis, herpes vírus e vírus da imunodeficiência humana (HIV) negativas, além de fator antinúcleo (FAN) negativo. Realizou histopatológico de lesão de pele, que correspondeu a vasculite leucocitoclástica, sendo prescrito prednisona 0,5mg/kg/dia. Após um mês de tratamento apresentou remissão completa do quadro.

Conclusões e Considerações Finais

Vasculite leucocitoclástica é uma doença rara, com uma ampla variedade de diagnósticos diferenciais. Diante da epidemia atual de VM, é prudente aventar esta possibilidade diante de pacientes com sintomas sistêmicos e lesões de pele. O estudo histopatológico foi essencial no diagnóstico diferencial, permitindo condução adequada do caso.

Área

Tema Livre

Autores

Giovanna Carvalho Fernandes Figueirêdo, Lívia Fernandes Vita, Edilene José de Souza Neta, Joanna Thaina Santos Bertolino, Ana Carolina Wanderley dos Santos