Dados do Trabalho
Título
Sarcoma de Mediastino em paciente de 25 anos: um relato de caso
Introdução
Introdução: Sarcoma de mediastino, tumor extremamente raro que compreende menos de 1% de todos os sarcomas de partes moles, assintomático em estágios iniciais, mas pode evoluir com compressão das estruturas vizinhas causando manifestações tardias dessa doença.
Objetivos
Objetivos: Relato de caso de Sarcoma de mediastino em paciente de 25 anos.
Descrição do Caso
Descrição do Caso: Homem, hígido, 25 anos, eletricista automotivo, com quadro de tosse e dispneia progressiva, com piora à noite. Passado de Tabagismo e sem histórico familiar de câncer. RM demonstrou lesão medindo cerca de 11,1 x 10,7 cm extra-pulmonar-mediastinal determinando compressão sobre o lobo superior direito. Realizou Ecobroncoscopia com punção de massa volumosa pré e paratraqueal direita, gerando leve desvio da traqueia e carina, apresentando margens regulares e conteúdo de aspecto heterogêneo. O resultado da punção revelou neoplasia maligna fusocelular. Complementando com imunoistoquímica, foi compatível com Sarcoma de alto grau SOE de mediastino, contudo, não foi possível subclassificar o sarcoma. Ecocardiograma com função ventricular preservada e derrame pericárdico leve. Paciente evolui com dispneia grave, que associada ao resultado dos exames foi realizada cirurgia de urgência, pneumonectomia direita com retirada de massa tumoral, após 48h paciente veio a óbito.
Resultados
Resultados: Os sarcomas mediastinais costumam ser diagnosticados na faixa etária dos 40 a 50 anos e são normalmente focos secundários de tumores em extremidades ou de sítio abdominal, tumores primários são extremamente raros. Assim, chama atenção a instalação precoce do câncer no jovem de 25 anos, associada à forma primária da doença no mediastino. Quanto ao método de diagnóstico, a punção por agulha fina (PAAF), utilizado no paciente em questão, possibilita apenas uma análise citopatológica do material aspirado, dificultando a subclassificação do tumor. Já no tratamento, estudos atuais revelam que a cirurgia é a melhor conduta inicial, sendo compatível com procedimento realizado, apesar do desfecho.
Conclusões e Considerações Finais
Conclusões e Considerações Finais: Esse caso ilustra uma apresentação rara do Sarcoma extenso, no mediastino, em paciente jovem. Por tanto, chama atenção para o desafio de um diagnóstico precoce em um tumor silencioso e agressivo.
Área
Tema Livre
Autores
Nathalia Almeida Andrade, Ronald Petrus Guedes Boot, Sávio Emanuel de Moura Soares, Alice Machado de Melo Galvão, Bárbara Maria Lafayette Viana Luz