Dados do Trabalho


Título

Poliartrite secundária à gota simulando artrite reumatoide e disfunção medular iatrogênica após uso de metotrexato: relato de caso

Introdução

A poliartrite secundária à gota pode levar a diagnóstico equivocado de Artrite Reumatóide (AR) soronegativa. É de fundamental importância o conhecimento desse diagnóstico diferencial. Dessa forma, foram criados critérios clínicos probabilísticos que podem ajudar na diferenciação dessas duas condições.

Objetivos

Descrever um caso de artrite gotosa que mimetiza a AR, associado à pancitopenia por uso de metrotrexato.

Descrição do Caso

Foram realizadas avaliações diárias (entrevistas clínicas), bem como obtenção de dados laboratoriais, desde o início do internamento no serviço de origem, para caracterizar a evolução do quadro clínico, e introduzir propostas terapêuticas. Paciente do sexo masculino, 43 anos, ex-etilista, com história de cirurgia bariátrica, apresentando quadro de poliartrite, febre, lesões em pele e pancitopenia. Possuía diagnóstico prévio de AR soronegativa e fazia uso irregular de hidroxicloroquina e metotrexato (MTX).

Resultados

Por se tratar de uma condição incomum, o diagnóstico de AR soronegativa foi questionado inicialmente. Sendo assim, a aplicação dos critérios clínicos classificatórios de gota permitiu afastar a possibilidade de AR e evidenciar a presença de um caso de gota tofácea. Não foi possível um diagnóstico confirmatório de gota através da punção articular e análise do líquido sinovial. O tratamento com colchicina e alopurinol foi iniciado, com boa resposta clínica. Além disso, o paciente possuía quadro de pancitopenia, relacionado ao início recente de MTX, com recuperação após a suspensão dessa droga. Atualmente, o paciente encontra-se em acompanhamento ambulatorial, assintomático.

Conclusões e Considerações Finais

A dificuldade de diferenciação diagnóstica entre as artrites é relatada na literatura devido às apresentações não típicas. A apresentação clínica do paciente associada a resposta terapêutica fez possível concluir o diagnóstico de gota tofácea mimetizando AR.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil, Universidade Católica de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Débora Cavalcante Belfort, Gabriela Cotias Filizola, Matheus Ribeiro Barros Correia, Jeniffer Mirelli dos Santos Lopes