Dados do Trabalho


Título

Tetraparesia flácida arreflexa secundária à hipercalemia: um relato de caso

Introdução

A paralisia hipercalêmica é caracterizada por tetraplegia com reflexos diminuídos ou ausentes. Essa rara condição pode ocorrer por causas primárias, como nas canalopatias de sódio, ou secundárias como na lesão renal aguda (LRA), doença renal crônica (DRC) e medicamentos. A maioria dos pacientes se recupera completamente após o tratamento adequado.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente tetraparesia flácida secundária a hipercalemia grave e DRC.

Descrição do Caso

Paciente de 52 anos, hipertenso, admitido no setor de emergência dia 26/06/2022 com relato de um quadro prévio de dor lombar em aperto e constante cerca de 15 dias antes da admissão, evoluindo com dispnéia e importante fraqueza muscular. Ao exame físico apresentava-se consciente, orientado e com tetraparesia flácida e arreflexa. Na admissão foram realizados eletrocardiograma (ECG) que evidenciou QRS alargado e exames laboratoriais que evidenciaram hipercalemia (potássio 9,8) e aumento de escórias nitrogenadas (uréia: 126 e creatinina: 9,6), além de gasometria arterial com lactato 2,1, HCO3 4,8, PCO2 29. Em tomografias (TC) de crânio, coluna cervical, torácica e lombossacra não foram evidenciadas alterações. Devido o quadro de hipercalemia grave foram administrados gluconato de cálcio, solução polarizante, furosemida e reposição de bicarbonato, com posterior melhora das alterações em ECG. Foi solicitada a passagem de sonda vesical de demora, com posterior achado de anúria. Após início das medidas, o paciente apresentou melhora parcial do quadro motor, evoluindo com movimentação ativa de membros superiores. O paciente foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva para realização de hemodiálise, evoluindo com resolução completa do quadro neurológico posteriormente.

Resultados

Conclusões e Considerações Finais

A hipercalemia é uma causa rara de tetraparesia flácida aguda cujas causas mais comuns são LRA e DRC. A correção dos níveis de potássio está associada a uma excelente recuperação do quadro neurológico.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Mestre Vitalino - Pernambuco - Brasil

Autores

Maria Karollina Silva Brito, Osmundo José Bezerra Xavier, Alexandre Santos Pedroza, Lívia Karine Santos Neves, Larissa Mendes Bezerra