Dados do Trabalho


Título

HIPERGLICEMIA INDUZIDA POR GLICOCORTICÓIDES COMO ELEMENTO DIABETOGÊNICO E DISGLICEMIANTE EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: uma revisão sistemática

Fundamentação/ Introdução

Introdução: Glicocorticoides (GCCs) têm ampla atuação clínica, atuando na analgesia, imunossupressão e diminuição da resposta inflamatória. Porém, apesar dos efeitos terapêuticos, desconfia-se que seus mecanismos colaterais podem desencadear doenças como a Diabetes Mellitus(DM) induzida por fármacos, já que os GCCs atuam produzindo resistência ou contrariando a ação periférica de insulina, induzindo a hiperglicemia. Ainda não é claro se o uso exógeno de GCCs é capaz de causar DM em indivíduos previamente euglicêmicos.

Objetivo

Objetivos:Analisar o risco de efeito diabetogênico dos GCCs em indivíduos normoglicêmicos, bem como o impacto no Controle Glicêmico (CG) de pacientes diabéticos.

Delineamento e Métodos

Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática usando como base de dados o MEDLINE em junho de 2022, incluindo estudo relacionados com o tema, publicados há até 10 anos, em inglês, estudos de revisões sistemáticas, ensaios clínicos, meta-análises e ensaios randomizados. Como critério de exclusão, retirou-se estudos repetidos, artigos com texto incompleto ou estudos de fases preliminares, bem como estudos in vitro ou em animais. Para a busca dos artigos foram empregadas palavras-chave indexadas aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs/MesH) - “Hyperglycemia’’ AND “Diabetes Mellitus’’ AND “glucocorticoids’’. A escala Prisma foi utilizada no intuito de melhorar o relato desta revisão.

Resultados

Resultados: Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 8 artigos foram selecionados envolvendo 37.011 pacientes com idade entre 12-101 anos. 2 artigos evidenciaram correlação entre uso de GCCs e conversão para DM2. Em relação ao desfecho que analisou a hiperglicemia induzida por GCC em pacientes já previamente diagnosticados com DM 2, 4 artigos mostraram aumento da glicemia e 2 artigos não conseguiram demonstrar diferenças estatisticamente significativas na comparação entre uso de GCC e piora glicêmica, em relação ao grupo placebo. Pacientes com pior CG prévio demonstraram maior labilidade glicêmica quando comparados àqueles mais compensados da doença, anterior ao uso de GCC.

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusões: Nossa revisão evidenciou impacto do uso de GGC com piora no CG em pacientes previamente diagnosticados com DM, além do risco de conversão para diabetes em pacientes antes normoglicêmicos. Estudos mais robustos, com maior qualidade de evidência e delineamento metodológico necessitam ser feitos para melhor aferição do mecanismo causal subjacente.

Palavras-Chave

Palavras-chave: hiperglicemia; diabetes mellitus; glicorcorticóides

Área

Tema Livre

Instituições

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil

Autores

BARBARA JULIANA MELO BEZERRA FEITOSA, ROBERTO BESSONI KERLE CARVALHO, RODRIGO SÁVIO OLIVEIRA MELO, NATHALIA ALMEIDA ANDRADE, MARISE DE FARIAS LIMA CARVALHO