Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA DOR REGIONAL COMPLEXA APÓS VACINAÇÃO CONTRA COVID-19: RELATO DE CASO

Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: Síndrome da Dor Regional Complexa (SDRC) é uma condição dolorosa debilitante, grave e de longa duração, geralmente, de membros distais que pode se desenvolver após danos teciduais. Esta condição clínica é multifatorial, ocorrendo em diferentes níveis de integração do sistema nervoso. Relatos de SDRC depois de vacinações são raros. Dessa forma, foi encontrado um único caso publicado, em 2021, pós-vacina contra Covid-19 e relatos ocasionados após vacinação contra rubéola em 2004, influenza A (H1N1) em 2012, e difteria-tétano em 2013. Além desses, estudos foram realizados sobre SDRC após vacina de papilomavírus humano (HPV) em 2015 e 2020. Um estudo sobre a relação de injeções intramusculares e o desenvolvimento da SDRC de 2020 também foi encontrado.

Objetivos

OBJETIVOS: Descrever um caso de SDRC iniciado após vacinação contra COVID-19.

Descrição do Caso

DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente de 72 anos, feminina, hipertensa e diabética, atendida no ambulatório da Clínica Escola de uma faculdade de Medicina com relato de dor em membro superior esquerdo (MSE) há, aproximadamente, 01 ano e meio após injeção intramuscular de vacina contra COVID-19 (CoronaVac®). A dor, contínua, de caráter nociceptivo, localizara-se inicialmente na região proximal do MSE, próximo ao sítio de aplicação da vacina, progredindo em intensidade e estendendo-se para todo o membro nos meses seguintes, até, por fim, afetar a mão esquerda. Os sintomas descritos impactaram negativamente a funcionalidade da idosa. Ao exame físico, apresentava hiperalgesia, edema e redução de amplitude de movimento em mão esquerda. Exames complementares realizados (provas inflamatórias, radiografia simples e ultrassonografia) não apresentaram alterações. Após avaliação clínica, foi diagnosticada com SDRC, de acordo com os critérios diagnósticos do Consenso de Budapeste. Iniciado tratamento com duloxetina e pregabalina como adjuvantes para dor crônica, além de lidocaína tópica. Paciente referiu diminuição da dor nas avaliações subsequentes, com importante melhora funcional.

Conclusões e Considerações Finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: O caso descrito demonstra a importância do conhecimento da SDRC, diagnóstico clínico de exclusão muitas vezes desafiador. São necessários estudos que aprofundem o entendimento dessa doença, bem como sua possível relação com danos teciduais provocados pela injeção intramuscular de vacinas ou medicamentos.

Área

Tema Livre

Autores

Antônia Victória Fernandes, Alessandra Nunes Farias, Kethelin Pinto Guedes, Alisson José Lima Peixoto