Dados do Trabalho


Título

Metástase Cutânea como apresentação inicial de Carcinoma Gástrico Mal Diferenciado – Relato de Caso.

Introdução

Introdução As metástases cutâneas de neoplasias sólidas são frequentes, habitualmente com mama e pulmão como sítios primários, ao passo que as provenientes de neoplasias gástricas são raras (8%) e de predomínio no sexo masculino. A localização da manifestação cutânea secundária à neoplasia gástrica é variável, comumente por disseminação linfática, com nódulos inespecíficos como o sinal irmã Maria José- nódulo periumbilical ou ainda placas, eritemas ou livedo reticular.

Objetivos

Objetivos
Este relato de caso reporta o caso de uma paciente de 81 anos com Metástase Cutânea como manifestação inicial de um câncer gástrico agressivo. Tem como objetivo alertar sobre esta rara associação, possibilidade de suspeita clinica desta condição e diagnóstico precoce.

Descrição do Caso

Descrição do caso Feminino, 81 anos, hipertensa, com quadro de edema em região ocular esquerda há cerca de 3 meses, internada para antibioticoterapia com hipótese de Celulite Periorbitária. Ao exame físico, identificado lesão hiperemiada, mal delimitada, de consistência endurecida e indolor em região ocular esquerda, com extensão para região infraclavicular, mama e cervical esquerda - figura 1a/1b. A paciente negou febre, perda ponderal, inapetência, sintomas do trato gastrointestinal ou urinário. Avaliada pela dermatologia, aventada hipóteses de angiossarcoma ou metastase de tumor sólido e indicada a biópsia da lesão.Em investigação paralela, mamografia com achados BIRADS 2 e ultrassonografia de abdômen sem alterações. Exames laboratoriais evidenciavam anemia normocítica/normocromica com RDW normal, além de hipocalemia. Evoluiu com queda de hemoglobina de 10.3 para 9.0, em 02 dias, sem exteriorizar sangramentos, com episódios recorrentes de hipoglicemia e queixa de dor epigástrica. Prosseguido com Endoscopia digestiva alta, com achado de lesão infiltrativa em corpo gástrico Bormann IV. Diante de piora clínica e refratariedade de medidas clínicas, paciente evoluiu à óbito após 10 dias de internamento hospitalar. Resultado histopatológico de lesão gástrica com carcinoma mal diferenciado gástrico – Padrão Difuso de Lauren -figura 2, além de biópsia cutânea confirmando metástase por infiltração de carcinoma.

Resultados

Conclusão Este relato serve de alerta para diagnóstico diferencial de lesões cutâneas como primeira manifestação de metástase de tumores sólidos. Uma história clinica detalhada e a biopsia de lesões suspeitas são a peça chave para diagnóstico preciso, prognóstico e planejamento terapêutico.

Conclusões e Considerações Finais

Palavras Chave Câncer gástrico · Metástase Cutânea· Câncer metastático

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Maria Lucinda - Pernambuco - Brasil

Autores

Fernanda Zeilmann Cazzetta, Patricia Maria Mirelle de Macedo e Silva , Cecília Gonçalves Bezerra, Ana Beatriz Magalhães Pereira de Lira, Raysa Ramos Santos Negromonte