Dados do Trabalho
Título
O ENVOLVIMENTO DA FAMILIA NA PREVENÇAO DA BRONCOASPIRAÇAO EM UMA UNIDADE GERIATRICA.
Objetivo
Explanar a experiência da equipe multidisciplinar, de uma unidade de geriatria, no uso da segurança compartilhada, a fim de prevenir eventos de broncoaspiração.
Materiais e Métodos
Relato de experiência da atuação equipe de saúde, utilizando meios físicos e recursos humanos com objetivo de envolver a família na segurança do
paciente.
Resultados
O impacto observado foi uma redução significativa de 25% no número de eventos ocorridos de 2022 para 2023, após o envolvimento da família na prevenção da broncoaspiração na unidade de geriatria.
Conclusão
A experiência narrada demostra a importância do envolvimento da família para a prevenção de eventos de broncoaspiração, em uma unidade geriátrica.
Relevância Clínica
Evidenciada pela valorização do papel ativo dos familiares na prevenção de broncoaspiração, o que se traduz em melhores resultados clínicos e qualidade de vida para os pacientes idosos. Ao enfatizar a segurança compartilhada e o envolvimento da família no cuidado do paciente, o estudo ressalta a importância da colaboração entre profissionais de saúde e familiares na prevenção de complicações respiratórias em idosos. Essa abordagem não apenas fortalece a relação entre a equipe de saúde e os familiares, mas também capacita os cuidadores para desempenhar um papel ativo na promoção da segurança e bem-estar dos pacientes idosos, resultando em uma abordagem mais holística e eficaz no cuidado geriátrico.
Área
Prevenção e Envelhecimento Ativo
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil
Autores
ELYSA QUINTELAOLIVEIRA, Claudiégina Ferreira Machado, Helen Arruda Guimarães