XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

FRATURA PATOLOGICA ACETABULAR POR FIBROMA DESMOPLASICO EM IDOSO: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Apresentar detalhes clínicos, radiológicos, diagnósticos e terapêuticos de paciente idoso com fibroma desmoplásico no fêmur.

Materiais e Métodos

Revisão de prontuário médico e revisão da literatura.

Resultados

Idoso de 83 anos apresentava dor intensa em quadril e coxa esquerdos há 2 meses, dificultando deambulação. O exame físico exibia dor durante tentativa de mobilização de quadril à esquerda. Realizada Tomografia Computadorizada de bacia e abdome que revelou lesão lítica de limites imprecisos comprometendo porção medial do acetábulo, associada a fratura patológica, além de múltiplas erosões em cabeça e trocanter femoral maior com acentuado derrame articular. Realizada biópsia óssea sugestiva de fibroma desmoplásico. O paciente foi tratado com oxicodona para dor e recebeu alta hospitalar para acompanhamento ambulatorial devido a impossibilidade de cirurgia pela extensa destruição óssea.

Conclusão

Apesar de sua incidência ser maior em jovens, o fibroma desmoplásico pode acometer qualquer faixa etária. O crescimento lento e insidioso do tumor pode resultar em sintomas inespecíficos, como dor e dificuldade de mobilidade, atrasando o diagnóstico. A investigação diagnóstica padrão ouro é a tomografia computadorizada e a confirmação é anatomopatológica. O tratamento é cirúrgico, porém, no presente caso, a extensa destruição óssea limitou essa opção.

Relevância Clínica

Compreender os aspectos clínicos e radiológicos do fibroma desmoplásico em idoso.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Santa Casa de Misericordia de Maceio - Alagoas - Brasil

Autores

DAVI EDUARDO MELQUIADES PEREIRA, Luis da Silva, Silvio Filho, Lethicia Souza Santos, David Costa Buarque, Emanuelle Menezes Cantarelli, Hammel Phillipe dos Santos Amorim, Ana Carolina Abreu Machado