XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

AUTONOMIA FUNCIONAL DE PESSOAS IDOSAS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA PLANIFICADO DE EXERCÍCIO FÍSICO DE 16 SEMANAS

Objetivo

Avaliar a autonomia funcional de pessoas idosas participantes de um programa planificado de exercício físico de 16 semanas.

Materiais e Métodos

O estudo foi desenvolvido sob a forma quase-experimental. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Tiradentes – UNIT e aprovado. O recrutamento dos participantes foi realizado em visitas às Unidades Básicas de Saúde dos maiores bairros da cidade de Aracaju. As pessoas idosas foram convidadas a participar do programa planificado de exercícios físicos por 16 semanas. Foram realizado testes do protocolo de avaliação da Autonomia Funcional criado e validado pelo Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade (GDLAM), constituídos de: Caminhar 10m, Levantar-se da Posição Sentada, Levantar-se da Posição Decúbito Ventral; Vestir e Tirar a Camiseta e levantar-se da cadeira e locomover-se pela casa. Para análise de dados foram realizadas medidas de dispersão. Foi realizado o Teste t-Student para comparações intra-grupos. Foi adotado nível de significância de p<0,05.

Resultados

Participaram do estudo 63 voluntários com idade média de (67,14 ± 5,59 anos) que apresentaram índice de autonomia funcional média de 31,07 ± 6,83. Após as 16 semanas de treinamento a avaliação somativa apresentou média de (27,53 ± 5,46). Foi observado diferença significativa entre as amostras (U=13,51 p< 0,05) com CV% (-11,40, p<0,05).

Conclusão

Dessa forma, fica comprovado a importância do treinamento de força para a autonomia funcional de pessoas idosas.

Relevância Clínica

A adoção de um estilo de vida ativo e saudável ao longo do processo de envelhecimento contribui para a prevenção de morbidades além de reduzir a dependência funcional e cognitiva dos idosos. Portanto, ressalta-se a importância dos profissionais de saúde na manutenção da capacidade funcional proporcionando maior independência ao idoso.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Faculdade Tiradentes - Pernambuco - Brasil

Autores

ANDRESSA CRUZ DE SOUSA, Natália Nóbrega Oliveira Bento, Victoria Vieira Abreu, Rosiane Araujo Leal Silva, Lucio Flávio Gomes Ribeiro da Costa, Ana Flávia Pereira Beiriz Pinto