XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

INTERNAÇOES DE IDOSOS MAIS VELHOS NA UTI TERCIARIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Objetivo

Avaliar o número de idosos mais velhos (população acima de 80 anos) internados no ano de 2023 em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os motivos primários dessa internação e seu desfecho de mortalidade.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo, os dados foram obtidos a partir de livro de registro geral de admissões no ano de 2023. Esses dados foram analisados quantitativamente.

Resultados

Foram internados 26 idosos mais velhos nesse ano, o que significa apenas 6% das internações da população adulta geral nesse ano. Com média de idade de 85,2 anos. Destes, houve 30,8% de mortalidade. Os motivos da internação foram: 23% afecções abdominais, 23% insuficiência respiratória, 23% pós operatórios, 11% sepse, 7,7% rebaixamento do nível de consciência e 7,7% afecções cardíacas.

Conclusão

Grandes avanços têm se concretizado na área da saúde. Entretanto, estes muitas vezes se restringem à assistência direta ao doente, possivelmente limitando a progressão em outros âmbitos. O número de hospitalização em UTI pode refletir justamente um modelo de atenção à saúde hospitalocêntrico que negligencia serviços como os preventivos. Em um panorama geral, tem-se que 52% das internações em UTI no Brasil são de paciente idosos, consumindo importante fatia do recurso em saúde. A dificuldade entre profissionais de estabelecer critérios precisos para admissão de idosos em leito de UTI, sobretudo de idosos mais velhos, contribui para o exposto. O fato de que o tema envolve questões que vão além da clínica e perpassam áreas éticas, legais, culturais e sociais contribuem para esse fator limitante. Visto a escassez de leitos de UTI públicos existente na região nordeste, seu destino prioriza pacientes graves com chances de recuperação e não realização de cuidados paliativos.

Relevância Clínica

Dessa forma, impera-se a necessidade de mecanismos e escores para auxiliar essa tomada de decisão.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - Paraíba - Brasil

Autores

MARIA BEATRIZ HENRIQUE BORBA, AGNES MARIA FERREIRA DE OLIVEIRA, beatriz mesquita guerra cavalcante de oliveira, EDUARDO GOMES DE MELO