XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE ESTATISTICA DE CASOS DE VIOLENCIA ECONOMICO-FINANCEIRA NAS REGIOES NORTE E NORDESTE, NOS ANOS DE 2018 A 2022

Objetivo

Evidenciar a prevalência de casos de violência econômico-financeira na população idosa no Brasil e nas regiões Norte e Nordeste entre 2018 a 2022.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, quantitativo e descritivo realizado com base nos dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), disponível pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram utilizados os filtros: "violência interpessoal" e, dentro dele, "violência financeira/econômica"; faixa etária dos idosos; e recorte temporal de 2018 a 2022 e geográfico de Brasil e regiões Norte e Nordeste.

Resultados

O estudo mostrou um total de 6350 casos de violência econômico-financeira na população idosa brasileira no período analisado. Desses, 331 (5,21%) foram no Norte e 1146 (18,04%) na região Nordeste e, juntas, as regiões somaram cerca de 25,5% dos casos. Essa tendência de superioridade numérica do Nordeste em relação ao Norte foi sustentada ao longo de todos os anos verificados, sendo a maior expressão estatística no ano de 2019, com aproximadamente ⅕ das notificações. Embora os dados tenham sido baseados na população idosa, não foi possível a análise discriminada da prevalência entre as faixas etárias.

Conclusão

Com base no exposto, pode-se perceber que a região Nordeste apresenta padrão de casos elevados em relação ao Brasil e, junto com a região Norte, expressam uma porcentagem significativa das notificações. Apesar dessa análise evidenciar uma grande quantidade de casos, é possível que essas estatísticas ainda sejam subestimadas em relação à realidade, principalmente pelo fato de esse tipo de violência ser mais comum no ambiente familiar, o que dificulta a denúncia.

Relevância Clínica

A análise evidencia a necessidade de elaboração de ações que visem a prevenção e a proteção ao idoso contra a violência financeira, com intuito de evitar sofrimento e garantir o direito e a dignidade.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - Rio Grande do Norte - Brasil, Universidade Potiguar - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

ANA KARLA SILVA DE OLIVEIRA, BIANCA CUONO PEREIRA, RAFAEL TAVARES CAVALCANTE