XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO PERFIL DEMOGRAFICO E DOS FATORES DE RISCO PRECIPITANTES E PREDISPONENTES DE DELIRIUM EM PACIENTES INTERNADOS COM ESTA CONDIÇAO

Objetivo

O objetivo deste trabalho é avaliar o perfil demográfico dos pacientes com delirium, bem como os seus fatores de risco.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, do tipo qualitativo. A pesquisa foi realizada em um serviço hospitalar e a população do estudo foi composta por 30 pacientes com diagnóstico de delirium.

Resultados

Delirium é definido como estado confusional agudo, sendo classificado em hiperativo, hipoativo e misto. Esta condição está relacionada com aumento do tempo de internação hospitalar, bem como maior dependência dos pacientes e riscos de complicações. Os fatores de risco que levam ao delirium são divididos em precipitantes e predisponentes, sendo as infecções as principais causas. A partir do estudo, percebeu-se que a faixa etária mais prevalente foi a de 80-99 anos, representando 53,3% do total. Além disso, a grande maioria dos pacientes era do sexo feminino (66,7%). A maioria dos indivíduos com delirium permaneceu internado por 20 dias ou mais (53,3%) e tinha maior número de comorbidades (53,3%). Em relação ao motivo de internação e fatores de risco precipitantes, notou-se que os mais frequentes foram infecção do trato urinário (50,0%) e infecção pulmonar (36,7%). O tipo de delirium mais prevalente foi o hipoativo (53,3%), o qual muitas vezes pode não ser reconhecido pelos profissionais. Neste estudo, uma parcela significativa foi a óbito (43,3%). O delirium sabidamente está relacionado com maior mortalidade hospitalar.

Conclusão

Sendo assim, os pacientes com maior risco de desenvolverem delirium são os mais idosos, com múltiplas comorbidades e que permanecem internados em ambiente hospitalar por maior tempo.

Relevância Clínica

Delirium é uma condição muito prevalente em nosso meio, sendo de suma importância o diagnóstico precoce, para que a intervenção seja realizada em tempo oportuno, com impacto no prognóstico e sobrevida.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Famene - Paraíba - Brasil

Autores

CHARLES BRITO FÉLIX DO NASCIMENTO, RAFAEL GUIMARÃES PEREIRA SOUZA, GABRYELLE GUEDES DANTAS DA NÓBREGA, MARIA MÍRIAN CAETANO ARAÚJO DA ROCHA