XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO DOS CASOS DE TUBERCULOSE EM IDOSOS COM HIV NO BRASIL E EM PERNAMBUCO ENTRE 2018 A 2022

Objetivo

Comparar o número de casos de tuberculose em idosos com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) entre 2018 e 2022 em Pernambuco (PE) e no Brasil.

Materiais e Métodos

Estudo transversal, baseado em dados coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), considerando a idade geriátrica em PE e no Brasil. As variáveis analisadas foram: ano de diagnóstico, sexo e uso de terapia antirretroviral (TARV).

Resultados

No intervalo de 5 anos, foram identificados 2594 e 154 diagnósticos de tuberculose no Brasil e em PE, respectivamente, em portadores idosos de HIV. No país, 72,5% eram homens e 27,5% mulheres, padrão semelhante ao estadual. Observou-se, também, que 54,2% dos indivíduos têm 60-64 anos, algo estatisticamente similar aos números estaduais. Além disso, evidenciou-se que o número de casos foi crescente entre 2018 e 2022, aumentando 40,8% no Brasil e 44,8% em PE. Quanto ao uso da TARV, notou-se que 51,5% faziam uso no Brasil e 40,9% em PE, enquanto 22,4% não faziam em ambos os cenários, e não obteve-se informações quanto ao tratamento de 26,1% no país e 37% no estado.

Conclusão

Conclui-se, portanto, a equivalência estatística, porém a discrepância absoluta do número de casos no cenário nacional e estadual. Ainda assim, destaca-se a urgência da prevenção das duas patologias, grandes fatores de risco para o aumento da morbimortalidade dessa faixa etária. Ademais, é fundamental o incentivo à utilização da TARV, a fim de diminuir chances de infecções oportunistas, evitando maus prognósticos.

Relevância Clínica

A tuberculose é uma doença infecciosa que encontra nesta população uma grande susceptibilidade ao seu acometimento, tendo em vista a diminuição da imunidade celular. É, portanto, relevante mapear o número de casos nacionais e estaduais, considerando um dos estados mais populosos do país, a fim de avaliar a variação nessas duas abrangências.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Liga Norte Riograndense Contra O Câncer - Rio Grande do Norte - Brasil, Universidade Potiguar - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

FERNANDA BEZERRA DE MEDEIROS, Sofia Bezerra Rocha, Maria Luiza Barros Souza de Medeiros, Ana Beatriz dos Santos Silva, Marianna Carla Santos Maciel, Ildérica Maria Andrade Cantídio, Nagib Vitor Barbosa Chibério, Gustavo Fernandes do Vale