XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

OS IMPACTOS DA OSTEOARTRITE EM PESSOAS IDOSAS COM SOBREPESO E OBESIDADE

Objetivo

Descrever os impactos da osteoartrite nos idosos com sobrepeso e obesidade.

Materiais e Métodos

Revisão integrativa da literatura, elaborada através de pesquisa realizada na bases de dados PubMed nos últimos cinco anos, utilizando os descritores Obesidade (“Obesity”), Osteoartrite (“Osteoarthritis”), Idoso (“Aged”) e operador booleano "AND". Dos 140 artigos encontrados, 26 foram selecionados, que obedeciam aos critérios de inclusão, que engloba a relação entre idosos, obesidade e osteoartrite. Foram excluídos textos duplicados e que não obedeciam aos critérios de inclusão.

Resultados

Dos 26 artigos analisados, 19% relataram que a obesidade, envelhecimento e a população do sexo feminino tem maior fator de risco no desenvolvimento da osteoartrite. Em 50% constatou-se que a osteoartrite aumenta em paralelo com a obesidade e senescência, fase da vida que tende a ser menos ativa na prática de exercícios físicos. Dessa forma, impactos são notados na qualidade de vida devido à dor e mobilidade limitada, dificultando a eficiência na realização das atividades básicas do cotidiano da população idosa.

Conclusão

A incidência da osteoartrite na pessoa idosa com obesidade ou sobrepeso, se dá pelo processo normal da senescência, que afeta suas atividades ordinárias. Então, deve-se aumentar a via informativa sobre essa patologia que é comumente, porém, pouco disseminada referente a sua prevenção e tratamento, que busca oferecer maior visibilidade à esta população que por diversas vezes é negligenciada.

Relevância Clínica

A relevância do estudo da patologia na população idosa ocorre pela vulnerabilidade do público devido ao processo de senescência, que acarreta desgaste nas articulações e tende a agravar-se devido a taxa anormal de lipídios e altos níveis de adiponectina, que intensifica a reação inflamatória ao decorrer do tempo. Nessa perspectiva, nota-se que para o médico geriatra o conhecimento sobre a enfermidade é importante, visando uma rápida detecção e manejo da doença para evitar possíveis complicações e promover qualidade de vida para o paciente.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

AFYA- Faculdade de ciências médicas jaboatão dos guararapes - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA LUIZA DOS SANTOS CAVALCANTE, Letícia de Melo França Amâncio, Letícia Maria Santos de Menezes, Hanaline Matos Pereira, Daiana daiana Rodrigues da Silva, Quezia Silva Baleeiro, Maria Luiza Santos Menezes, Barbara Juacy Rodrigues Costa de Santana