Dados do Trabalho
Título
PECULIARIDADES NO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DO HIPOTIREOIDISMO NO IDOSO
Objetivo
Um importante mecanismo do envelhecimento é a mudança na atividade hormonal do sistema endócrino. O intuito deste resumo é esclarecer sobre o hipotireoidismo, sobrepondo suas peculiaridades no diagnóstico e tratamento.
Materiais e Métodos
Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados PubMed, utilizando os descritores “Hypothyroidism”, “Aged” e “Disease Management”. Foram selecionados os artigos de revisão e revisões sistemáticas em inglês e português, nos últimos 10 anos, com foco específico no tema, nos quais 7 artigos atendiam aos critérios.
Resultados
O hipotireoidismo no idoso traz desafios no diagnóstico e no tratamento e está presente em 5% dos pacientes, e hipotireoidismo subclínico em 15%. Os níveis de TSH tendem a aumentar com a idade, enquanto os níveis de T3 e T4 permanecem normais. Um exame de TSH isolado não é suficiente para diagnosticar o hipotireoidismo, pois com o passar dos anos o TSH vai aumentando, logo, o que é considerado hipotireoidismo em um jovem pode ser fisiológico no idoso. As queixas como fadiga, constipação e xerodermia, também fazem parte do processo de senescência e podem ser confundidos. Os fármacos comumente utilizados nesta faixa etária podem alterar o metabolismo e absorção da levotiroxina, dificultando no tratamento. Este deve se manter em doses mais baixas, pois há maior risco de eventos adversos graves, como coma mixedematoso, eventos cardiovasculares e hipotireoidismo severo.
Conclusão
Os padrões laboratoriais alteram com a idade, tornando o diagnóstico de hipotireoidismo mais complexo na geriatria. O manejo requer cuidados adicionais devido à possibilidade de interações medicamentosas e eventos adversos. O reconhecimento precoce e tratamento adequado reduz complicações e melhoram a qualidade de vida do paciente.
Relevância Clínica
É de suma importância destacar o grande desafio que é o manejo e o diagnóstico do hipotireoidismo nos idosos. É importante adequar o tratamento avaliando o risco e benefício.
Área
Outras Temáticas em Geriatria
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas Afya Jaboatão - Pernambuco - Brasil
Autores
CAROLINE ZANELLATTO VASCONCELOS ANDRETTA, Maitê de Carvalho Lima Paiva, Samilly Beatryz de Mendonça Lopes Malta, Jamille Wanderley de Carvalho Lima