XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE INTERNAÇÕES E ÓBITOS POR INFLUENZA EM PESSOAS IDOSAS NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE NO PERÍODO DE 2019 A 2023

Objetivo

Analisar a quantidade de internações e óbitos decorrentes da infecção por influenza na população idosa, e estabelecer as características epidemiológicas desse grupo.

Materiais e Métodos

Análise epidemiológica, descritiva e retrospectiva a partir dos dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) da plataforma do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Foram analisados dados referentes às internações por Influenza na região Norte-Nordeste, na faixa etária de 60 a 80 anos ou mais, no período de 2019 a 2023.

Resultados

Nos 16 estados que compõem a região Norte e Nordeste, foram registrados 19.205 internações por influenza, com liderança da região nordeste com 15.527 (80,84%) casos. O Maranhão foi o estado com maior número de internações, totalizando 3.909 (20,35%). A faixa etária mais acometida está a partir dos 80 anos, registrando 7.474 (38,91%), destes, 1.158 (15,5%) evoluíram para óbito, enquanto que houve menos registros entre 60 e 69 anos, totalizando 5.438 (28,31%). Do total de internações, 10.180 (53%) foram do sexo feminino e 9.025 (46,99%) do sexo masculino, sendo 12.669 (65,96%) dos pacientes da raça parda.

Conclusão

Analisando os dados coletados, infere-se o predomínio da região Nordeste em números de internações, com destaque ao Maranhão. Com relação à faixa etária, a população idosa acima de 80 anos apresentou os maiores números de internações e óbitos. Já entre os sexos, o feminino foi mais prevalente, enquanto a cor/raça parda foi a mais acometida.

Relevância Clínica

Esta pesquisa é clinicamente relevante na identificação de padrões de surtos de influenza nessa faixa etária, permitindo intervenções oportunas. Outrossim, orienta estratégias vacinais, incluindo seleção de cepas e grupos prioritários, além de avaliar a eficácia vacinal e medidas preventivas, contribuindo para a prevenção de internações e óbitos entre a população idosa.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Afya - Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Brasil, Unit - Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Yasmin de Freitas Melo Oliveira, Izadora Maria Santana da Costa, Victor Gabriel Costa Machado Teles, Pedro Cavalcanti Teles Netto, Maria Andreza de Melo Oliveira