Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA HANSENIASE EM PESSOAS IDOSAS NO BRASIL ENTRE 2014 E 2023
Objetivo
Analisar o perfil epidemiológico da hanseníase em idosos no Brasil entre 2014 e 2023.
Materiais e Métodos
Estudo transversal, descritivo, quantitativo e observacional dos casos notificados de hanseníase em idosos brasileiros, entre 2014 e 2023, utilizando dados secundários do Sistema de Informações de Agravos de Notificação, do DATASUS.
Resultados
No período analisado, foram notificados 72.799 casos de hanseníase em idosos no Brasil (24,4% do total dos casos notificados neste intervalo). O Nordeste foi a região com mais notificações (45%), seguido das regiões Centro-Oeste (18,5%) e Sudeste (17,2%). Desses, 61,4% eram do sexo masculino, 65,7% eram pretos ou pardos e 60,2% tinham entre 60 e 69 anos. Quanto à escolaridade, 28,5% não concluíram o ensino fundamental da 1° a 4° série e 19,1% eram analfabetos. Em relação à forma da doença, 83,3% era multibacilar e, clinicamente, 50,2% era dimorfa. Ademais, 81% dos casos eram novos e 4,9% eram recidivos, havendo cura em 67,4% dos casos e óbito em 4,3%.
Conclusão
Assim, conclui-se que o número de casos é maior no Nordeste brasileiro, acometendo, sobretudo, homens, pretos ou pardos, entre 60 a 69 anos, com escolaridade incompleta. A forma da doença foi, principalmente, multibacilar e dimorfa, e a maioria dos casos foram novos. O prognóstico foi majoritariamente bom, com baixa mortalidade. Desse modo, destaca-se a importância de políticas públicas que visem ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado à população idosa.
Relevância Clínica
É crucial uma melhor compreensão dos fatores concretos que contribuem para a permanência dos altos índices de casos de hanseníase em idosos no Brasil, visto a crescente do envelhecimento populacional, da expectativa de vida e da redução orgânica do sistema imunológico.
Área
Outras Temáticas em Geriatria
Instituições
Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
ANA BEATRIZ BARROS DE LIMA, Ana Luisa de Araujo Bezerra, Denis Leite da Silva Filho, Maysa Barbosa Gonçalves de Siqueira, Victor Gabriel Silva do Nascimento, Tiago Paes Bezerra Santana