XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

VIRUS DA IMUNODEFICIENCIA HUMANA (HIV) EM IDOSOS NO BRASIL: UM DESAFIO PARA A SAUDE PUBLICA

Objetivo

Analisar a distribuição temporal dos casos de HIV em idosos no Brasil entre 2000 e 2022.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico acerca dos casos de HIV em idosos notificados entre 2000 e 2022 e disponibilizados pelo Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis/Ministério da Saúde. Foi calculada a variação proporcional e tendência temporal considerando o modelo de regressão por pontos de inflexão, que calcula a variação percentual anual (APC) e a variação percentual média do período analisado (AAPC), com α = 5%.

Resultados

Entre 2000 e 2022, foram registrados no país 40.923 casos de HIV em idosos, passando de 908 no ano 2000 para 2.656 em 2022, aumento proporcional de 192,5%. Quase 45,0% dos casos concentraram-se na região Sudeste e 61,7% foram registrados no sexo masculino. Entretanto, observou-se crescimento maior nas mulheres, com aumento de 234,3% no período. A análise temporal identificou uma primeira tendência crescente entre 2000 e 2016 (APC= 2,96%; p<0,05) e uma segunda, decrescente, entre 2016 e 2020 (APC= -6,24%; p<0,05). A variação percentual média do período (AAPC) apresentou-se positiva (AAPC= 1,5%; p<0,05).

Conclusão

O envelhecimento populacional é um desafio social crucial. O aumento do número de idosos com diagnóstico HIV positivo demonstra a importância do fortalecimento das ações de vigilância e cuidado, possibilitando a vivência sexual de forma segura.

Relevância Clínica

Precisa-se reconhecer a possibilidade de infecção por HIV entre os idosos, identificando grupos vulneráveis e orientando a prática clínica a partir dos pressupostos da vigilância em saúde. As políticas públicas precisam ser organizadas para atender as demandas geradas pelo aumento da população idosa e nesse caso, a possibilidade de infecção pelo vírus HIV tem sido um dos desafios que precisam ser enfrentados.

Área

Prevenção e Envelhecimento Ativo

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil, UPE - Pernambuco - Brasil

Autores

AMANDA CAVALCANTI DE FARIAS, Ana Lígia de Moura Menezes, Giovana Cavalcanti de Farias, Maria Clara Silva Fernandes, Marina Cardoso Schroeder, Thaís Vitória Freitas de Souza, Gabriella Morais Duarte Miranda