XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DO RASTREAMENTO ADEQUADO DA DOENÇA RENAL CRONICA EM PACIENTES IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

Objetivo

Este resumo tem a finalidade de evidenciar o correto rastreamento da Doença Renal do Diabetes (DRD).

Materiais e Métodos

Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada através de referências de artigos indexados do PubMed e LILACS.

Resultados

A prevalência do diabetes mellitus em idosos responde por quase metade dos casos na população geral. Com o incremento da expectativa de vida e a presença de outras comorbidades e síndromes geriátricas, pôde-se documentar um percentil maior das manifestações macro e microvasculares do diabetes nesse grupo etário, como a DRD, que configura a principal causa de doença renal crônica (DRC) no mundo. Se não diagnosticada precocemente, o indivíduo pode evoluir para insuficiência renal terminal e apresentar complicações cardiovasculares. A DRD é tipicamente caracterizada por um aumento progressivo na excreção de albumina na urina ou pela queda na taxa de filtração glomerular estimada (TFGe). No momento do diagnóstico do diabetes tipo 2, o paciente deve dosar a microalbuminúria ou relação albumina/creatinina em amostra urinária isolada, bem como deve ser estimada a TFG a partir da creatinina sérica. Uma vez diagnosticada a doença, pode-se fazer uso de inúmeros medicamentos, os quais reduzem a progressão da DRC, como inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), bloqueadores do receptor da angiotensina (BRA), inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 (ISGLT2) e a Finerenona.

Conclusão

A partir do rastreamento adequado da DRD pelo profissional médico, pode-se diagnosticar a doença em fases iniciais, possibilitando a instituição da terapêutica em tempo oportuno, diminuindo a progressão da doença, bem como reduzindo a mortalidade cardiovascular e suas complicações.

Relevância Clínica

Este estudo tem grande importância na prática clínica, pois avalia o correto rastreamento da DRD, que tem grande prevalência em nosso meio, para que a doença seja diagnosticada de forma precoce e a terapia seja realizada.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Famene - Paraíba - Brasil

Autores

CHARLES BRITO FÉLIX DO NASCIMENTO, RAFAEL GUIMARÃES PEREIRA SOUZA, GABRYELLE GUEDES DANTAS DA NÓBREGA