XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO NOS FATORES DE RISCO E NOS INTERVENIENTES NA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DE PESSOAS IDOSAS

Objetivo

Avaliar o efeito de 16 semanas de um programa de exercícios físicos na pressão arterial sistólica e diastólica de pessoas idosas, considerando os respectivos histórico familiar, Índice de Massa Corporal (IMC) e uso de medicamentos.

Materiais e Métodos

Essa pesquisa foi realizada mediante a coleta de dados com pessoas idosas que realizam musculação na academia da Universidade Tiradentes (Aracaju-SE). As informações adquiridas no projeto ocorreram através da aferição da pressão arterial dos participantes do programa, com o esfigmomanômetro e estetoscópio, antes de realizar as atividades físicas. Além disso, foram feitas perguntas sobre medicações em uso e histórico de doenças crônicas na família.

Resultados

A avaliação da pressão arterial foi realizada em quatro grupos de idosos que realizaram um programa de exercício físico, o qual durou 16 semanas. Observa-se que nas primeiras aferições uma parcela dos pacientes selecionados possuíam valores elevados, sendo a pressão média sistólica dos grupos 1, 2, 3 e 4, respectivamente, igual a 125,12; 124,33; 138,57 e 129,89 mmHg e a pressão média diastólica, respectivamente, igual a 80,12; 71,66; 94,28 e 80,72 mmHg. Com o decorrer do programa de atividades físicas, foi observado que a média das pressões dos idosos sofreram uma diminuição sendo agora os valores sistólicos de 121,62; 119,85; 133,79 e 121,04 mmHg e os diastólicos de 76,08; 75,93; 91,87 e 77,63 mmHg. No entanto, sabe-se que fatores externos como o uso de medicamentos, comorbidades e alimentação também podem interferir nos valores da pressão arterial.

Conclusão

Os resultados são de grande importância científica e clínica. Desse modo, fornece parâmetros relevantes para tomadas de decisão na área da saúde. Portanto, permite um entendimento aprofundado de parâmetros fundamentais para uma melhor atenção e promoção da saúde do idoso.

Relevância Clínica

Diante dessa realidade, evidencia-se que a prática de exercício físico regular contribui para a redução das pressões arteriais sistólica e diastólica nessa população.

Área

Prevenção e Envelhecimento Ativo

Instituições

Faculdade Tiradentes - Pernambuco - Brasil

Autores

ANDRESSA CRUZ DE SOUSA, Estelio Henrique Martins Dantas, Alejandro Esteban da Silva Mejias, Isadora Passos Vilela de Almeida, Luane Mascarenhas Magalhães, Caio Gabriel Alves Chaves