XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ESTIMULANDO O ALCANCE FUNCIONAL ANTERIOR E REDUZINDO O RISCO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS ATRAVES DE UM PROTOCOLO DE GAMETERAPIA

Objetivo

Avaliar a influência de um protocolo de gameterapia para otimização do alcance funcional anterior sobre a redução do risco de quedas em pessoas idosas.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo experimental, aprovado pelo Comitê de Ética do CESMAC, realizado no ambulatório de fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, tendo os participantes do Grupo de Envelhecimento Ativo dessa mesma instituição. Adotaram-se os critérios de inclusão, indivíduos com idade de 60 anos acima, sendo excluídos aqueles que apresentassem distúrbios cognitivos ou motoras que inviabilizassem a realização do protocolo. A avaliação do equilíbrio foi realizada através da escala Tinetti e do Teste de Alcance Funcional (TAF). Após avaliação, os participantes passaram por uma intervenção voltada para otimização do equilíbrio, focando no alcance funcional anterior através do recurso de realidade virtual não imersiva, Nintendo Wii, e constou de 20 sessões, 2 vezes por semana com duração de 30 minutos. Ao final da intervenção, realizou-se a reavaliação com a finalidade de realizar a comparação analítica dos dados.

Resultados

A amostra do estudo foi composta por dez pessoas idosas entre 60 e 69 anos, com a prevalência do sexo feminino (100%). A análise dos dados revelou resultados estatisticamente significantes para o alcance anterior (p=0,005), com um ganho de 14,4cm. Os resultados de Tinetti também significantes (p=0,005), com um ganho de 5,9 pontos.

Conclusão

O treinamento de alcance funcional anterior através da gameterapia melhorou o alcance anterior e reduziu o risco de quedas nas pessoas idosas participantes.

Relevância Clínica

A queda é uma síndrome geriátrica que impacta diretamente na qualidade de vida do idoso, dito isso, esse estudo realça a importância da estimulação do alcance anterior para redução do risco de quedas, utilizando a gameterapia, que com ludicidade, garante um tratamento eficaz e motivador, melhorando qualidade de vida.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Centro Universitário CESMAC - Alagoas - Brasil

Autores

VÍTOR DE ARAUJO BATISTA, RICO TORRES DE OLIVEIRA CERQUEIRA, CHRISTINE RAFAELY RODRIGUES DOS SANTOS, HARRYSON HENRIQUE DE LUNA AMORIM, LETÍCIA MARIA DA ROCHA SOARES, MIGUEL JOSÉ OLIVEIRA DE CARVALHO, TAYARA ANDRADE DOS SANTOS, FELIPE LIMA REBÊLO