Dados do Trabalho
Título
ATIVIDADES DE LAZER COMO ESTRATEGIA PARA PROMOÇAO DE SAUDE EM UMA INSTITUIÇAO DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS: RELATO DE EXPERIENCIA
Objetivo
Relatar a vivência de residentes multiprofissionais nas atividades de lazer em idosos institucionalizados.
Materiais e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado em uma instituição de longa permanência para idosos na cidade de Salvador/Bahia, no período de novembro/2023 a fevereiro/2024.
Resultados
A partir da experiência ao longo de quatro meses nesse espaço, foram executadas algumas atividades em conjunto com a equipe multiprofissional, como: dia na praia, sessões de cinemas, grupos terapêuticos, atividades festivas, musicais e religiosas. Durante essas oportunidades, foi possível proporcionar um momento de lazer, bem-estar, socialização, fortalecimento de vínculos entre os envolvidos, melhora da autoestima e dos aspectos emocionais. Além disso, também foi possível observar que as ações realizadas em ambientes externos, favoreceu uma maior participação, entusiasmo, melhora no relacionamento com a equipe e adesão aos planos de cuidados. Identificou-se uma certa limitação na participação daqueles idosos que possuíam déficit cognitivo, motor e/ou sensorial.
Conclusão
As estratégias de lazer precisam ser adaptadas de acordo com as limitações de cada idoso, mas é evidente que essas práticas contribuem para a promoção e humanização do cuidado integral na saúde, além de estimular a funcionalidade e promover qualidade de vida nessa população.
Relevância Clínica
Contribuir para a formulação de estratégias de promoção da saúde, bem como reafirmar a importância e as necessidades das atividades de lazer nas instituições de longa permanência para idosos, conforme preconizado pelo conceito ampliado de saúde.
Área
Prevenção e Envelhecimento Ativo
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
LAEZIO MARCELO CARNEIRO JUNIOR, ANA LUIZA AZEVEDO DO VALE