XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ÂNGULO DE FASE COMO FERRAMENTA PROGNOSTICA DA SARCOPENIA NA PESSOA IDOSA

Objetivo

A imunossenescência promove aumento de citocinas, predispondo ao adoecimento e agravamento de doenças crônicas, incluindo a Doença Renal Crônica. O risco inflamatório e a mortalidade sugerem que as citocinas se envolvem em processos patológicos ou atuam como marcadores de distúrbios subclínicos em populações de pessoas idosas. Simultaneamente, o envelhecimento, especialmente diante de doença crônica, promove a perda de massa e integridade celular, resultando em sarcopenia e fragilidade. O ângulo de fase reflete o estado de saúde celular, sendo considerado um marcador prognóstico promissor.

Materiais e Métodos

Um estudo transversal realizado entre abril e outubro de 2019 no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco monitorou 58 idosos com doença renal crônica. Eles foram divididos em dois grupos etários, 60-69 anos e ≥70 anos, para análise de citocinas por citometria de fluxo. O ângulo de fase foi medido via bioimpedância elétrica. Utilizaram-se testes Qui-quadrado, Exato de Fisher e Mann-Whitney para análise estatística, encontrando um nível de significância de 5%

Resultados

As citocinas estavam em níveis elevados na maioria dos participantes, com significância para IL-6 (p=0,038), sendo maior no grupo mais velho. O ngulo de Fase apresentou valores abaixo do normal (desfavorável) nos dois grupos, e estatisticamente significativo no grupo mais idoso (p=0,040).

Conclusão

Pessoas idosas com doença renal crônica, em tratamento conservador, apresentaram níveis elevados de citocinas em ambas as faixas etárias, com valores maiores no grupo mais velho, ressaltando inflamação. O ngulo de Fase expôs comprometimento tecidual nos dois grupos, principalmente no mais velho.

Relevância Clínica

O diagnóstico da sarcopenia é composto por força muscular, quantidade de massa muscular e desempenho, sendo classificado em: sem sarcopenia, provável sarcopenia, sarcopenia e sarcopenia grave. Alguns pacientes apresentam dificuldade na realização desses testes, então, o ângulo de fase vem sendo estudado para garantir assertividade no diagnóstico.

Área

Fragilidade

Instituições

AFYA - Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão - Pernambuco - Brasil

Autores

LAIS BARBOSA BARRETI, Cláudia Dayane Silva, José Leite Prado, Bábara Virginia Farias, Isaura Romero Peixoto