XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

MAIOR NIVEL DE COMPROMETIMENTO FUNCIONAL CORRELACIONA-SE COMO MENOR ESTADO COGNITIVO EM PESSOAS IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Objetivo

Investigar a relação entre o declínio cognitivo e independência funcional em pessoas idosas institucionalizadas.

Materiais e Métodos

Tratou-se de um estudo quantitativo de corte transversal, que teve protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Cesmac. A pesquisa foi conduzida em todas as Instituições de longa permanência para idosos de Maceió. O status cognitivo foi avaliado através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Para avaliação da capacidade funcional foi utilizado o Índice de independência nas atividades de vida diária (Índice de Katz), que categoriza a pessoa idosa em diferentes níveis de dependência. Para comparar os diferentes métodos diagnósticos, foi empregada a correlação de Spearman. Todas as análises foram conduzidas com um nível de significância de 5%, utilizando o software estatístico SPSS versão 20.0.

Resultados

A amostra final foi de 159 participantes. A média de idade dos participantes do estudo foi de 76,81 anos. A maioria (54,1%) era do sexo feminino. A comparação entre MEEM e KATZ revelou uma relação inversamente proporcional, com uma correlação negativa e estatisticamente significativa (r = -0,25; p < 0,01).

Conclusão

Houve correlação entre o desempenho cognitivo e a capacidade funcional, indicando que níveis mais baixos de função cognitiva estão relacionados a uma maior dependência funcional.

Relevância Clínica

Este estudo realça a conexão entre aspectos sociais, saúde funcional e cognitiva em idosos institucionalizados. Destaca-se que a elevada dependência funcional está intimamente ligada ao isolamento social e às mudanças significativas após a institucionalização, fatores que podem levar a distúrbios cognitivos graves. Portanto, destaca-se a urgência de intervenções que preservem a saúde mental e funcional dos idosos, especialmente em instituições de longa permanência.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

CESMAC - Alagoas - Brasil

Autores

CHRISTINE RAFAELY RODRIGUES DOS SANTOS, Andressa Samara Olinto Almeida, Letícia Maria da Rocha Soares, Harryson Henrique de Luna Amorim, Matheus Victor dos Santos , Tayara Andrade dos Santos, Thayná Patrícia Almeida Santos, Felipe Lima Rebelo