Dados do Trabalho
Título
PERFIL SOCIODEMOGRAFICO, CLINICO E DESFECHO DE PESSOAS IDOSAS INTERNADAS COM COVID-19 EM UM HOSPITAL PUBLICO EM RECIFE
Objetivo
Identificar o perfil sociodemográfico e clínico de pessoas idosas com COVID-19, bem como desfecho (mortalidade).
Materiais e Métodos
Estudo de coorte retrospectivo e quantitativo, realizado em um hospital público da cidade do Recife-PE, de abril de 2020 a abril de 2021, com 115 pessoas idosas de ambos os sexos, com COVID-19. Foram analisadas variáveis sociodemográficas (sexo, idade, cor da pele autorreferida, escolaridade, existência de companheiro), clínica (comorbidades) e mortalidade, em pessoas idosas com diagnóstico confirmado de COVID-19.
Resultados
Dos participantes, 60 (52,1%) eram homens, 56 (48,7%) possuíam idades entre 60 e 69 anos e 59 (51,3%) com 70 anos ou mais. Autodeclararam-se pretos/pardos 71,3% da amostra, 25,2% eram analfabetos, enquanto 30,4% apresentaram baixa escolaridade com até 5 anos de escola formal. Nesta população, 52,1% tinham companheiro e até 3 comorbidades estavam presentes, com maior prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Foram a óbito 37 (32,1%) pessoas idosas.
Conclusão
Das 115 pessoas idosas internadas em hospital público de referência para covid- 19, prevaleceram indivíduos do sexo masculino, com idade ≥ 70 anos, com cor da pele preta/parda, analfabeto/baixa escolaridade, com companheiro (a). Hipertensão arterial e diabetes foram as comorbidades mais presentes na população estudada e 32,1% evoluíram para óbito.
Relevância Clínica
O estudo da COVID-19 possui relação intrínseca com a compreensão da doença e ao desenvolvimento de estratégias para prevenção e tratamento bem como a mitigação dos impactos na saúde pública e nos sistemas de saúde.
Área
Fragilidade
Instituições
Afya - Faculdade de Ciências Médicas - Pernambuco - Brasil
Autores
RÔMULO DINIZ SOBREIRA FILHO, DANIELLA MOREIRA E SILVA DÓRIA CRISÓSTOMO, JEFFERSON BARRETO MUNIZ JÚNIOR, MARIA LUISA VALENÇA CAHÚ, ISAURA ROMERO PEIXOTO