Dados do Trabalho
Título
ANALISE DOS EFEITOS DA ESTIMULAÇAO MAGNETICA TRANSCRANIANA REPETITIVA NA NEUROPLASTICIDADE E SINTOMAS MOTORES DE IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON
Objetivo
Analisar na literatura as evidências sobre os efeitos da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva nos sintomas motores de pacientes idosos com Doença de Parkinson.
Materiais e Métodos
Foi realizada uma pesquisa por artigos científicos publicados entre 2015 e 2019, em português, inglês ou espanhol, nas bases de dados PubMed e BVS (Medline e Lilacs) utilizando os descritores: Transcranial Magnetic Stimulation, Parkinson Disease, Neuronal Plasticity, Motor Activity e Aged, associados ao operador booleano AND.
Resultados
Oito ensaios clínicos randomizados satisfizeram os critérios de elegibilidade da pesquisa e foram analisados na íntegra; seis deles tendo controle por sham e dois deles, duplo-cegos. Ao todo foram acompanhados 355 pacientes idosos com Doença de Parkinson, submetidos à intervenção por Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva de baixa e alta frequência nas seguintes regiões do córtex cerebral: córtex motor primário, córtex pré-frontal dorsolateral, área motora suplementar e córtex parietal posterior direito.
Conclusão
Evidências estatisticamente relevantes apontam resultados positivos da terapia com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva para os sintomas motores do paciente idoso com Doença de Parkinson. Principalmente quando utilizado o método com alta frequência, com intensidade entre 90 a 100% do limiar motor em repouso, usando bobina em forma de 8 e direcionando ao córtex motor primário e área motora suplementar.
Relevância Clínica
A Doença de Parkinson é uma patologia com incidência bastante alta no mundo como um todo e suas repercussões clínicas afetam diretamente a qualidade vida e os risco de morbimortalidade. Os tratamentos médicos e farmacológicos ainda não reduzem substancialmente a sintomatologia apresentada e nem alteram o curso da doença e seu prognostico. A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva apresenta-se como uma intervenção de terapia complementar com resultados promissores, quando relacionada aos sintomas motores dos pacientes idosos com Doença de Parkinson.
Área
Outras Temáticas em Gerontologia
Instituições
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - Pernambuco - Brasil
Autores
RENATA MUNIZ FREIRE VINHAL SIQUEIRA JARDIM, DANIELLY LUANY PEREIRA LEITE, MARIA CAROLINA DA SILVA CARDOSO NANQUE