XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS VIVIDOS NA PERCEPÇÃO DE CUIDADORES DE PESSOAS IDOSAS DEPENDENTES: uma Revisão Integrativa

Objetivo

Compreender os desafios vivenciados por cuidadores de pessoas idosas com dependência frente a prática de cuidar.

Materiais e Métodos

Para guiar a revisão integrativa, formulou-se a seguinte questão: quais são os desafios vivenciados na percepção de cuidadores de pessoas idosas dependentes? A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: BVS, CAPES e PubMed. Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos publicados em português, inglês e espanhol; na íntegra, estudos realizados no período de 2018 a 2023. Os descritores utilizados foram “assistência ao idoso; “cuidador de idosos”; “e idoso dependente”. Para análise dos dados foi utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados

Foram selecionados 119 artigos nas bases de dados, após leitura de títulos e resumos apenas cinco estudos responderam adequadamente a pergunta de pesquisa. Construiu-se três categorias empíricas. 1- Desafios e Necessidades vivenciadas pelo cuidador - Falta de formação, necessidades de tempo para a manutenção dos papéis, rede de suporte, desequilíbrios familiares, precariedade nas condições de trabalho e do vínculo trabalhista, baixa escolaridade. 2- Repercussões na Saúde do Cuidador - O cansaço físico e emocional, sobrecarga, alterações de humor, depressão, esgotamento e sofrimento. 3- Suporte aos Cuidadores - Organização familiar, rede de apoio social, suporte psicológico, formação, redução da jornada de trabalho.

Conclusão

São inúmeros os desafios vivenciados na percepção dos cuidadores de pessoas idosas dependentes, comprometendo o cuidado e gerando adoecimento físico e psíquico. Faz-se necessário acompanhamento personalizado, bem como formação adequada aos cuidadores para que possam prestar assistência com segurança e competência.

Relevância Clínica

A compreensão dos desafios na percepção das vivências de cuidadores de pessoas idosas, possibilita propor intervenções que visem amenizar os desafios por meio da qualificação do cuidado, promovendo maior qualidade de vida de idosos e cuidadores.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia - Brasil

Autores

IVANILZA CARMINHA DA SILVA, Marluce Alves Nunes Oliveira