XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

AUMENTO DA INCIDENCIA DE AIDS ASSOCIADO AO USO DE MEDICAMENTOS PARA IMPOTENCIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Objetivo

Comparar a incidência dos casos de AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em idosos em Pernambuco, antes e depois da liberação de medicamentos para impotência sexual no Brasil.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e ecológico de série temporal, no qual analisa-se a influência dos medicamentos para a impotência sexual na incidência de casos de AIDS em idosos em Pernambuco, utilizando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

Resultados

Ao analisar o período de tempo proposto, observa-se que o número de casos de AIDS entre idosos aumentou em Pernambuco. A média de casos por ano entre 1989 a 1998 foi de 6,4. Na década seguinte, essa média foi 21,7. Isso corresponde a um valor 339,06% maior. Na última década, a média foi de 43, evidenciando a tendência de alta.
Isso pode ser explicado pelo envelhecimento da população brasileira e pelo prolongamento da vida sexual decorrente de avanços na saúde, como o uso de medicações para impotência. Isso tem proporcionado aumento da atividade sexual, o que aliado a prática sexuais inseguras, torna os idosos vulneráveis às infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Além disso, há poucas estratégias de prevenção para os idosos, o que somado ao fato da maioria desses indivíduos não se considerarem uma população de risco para adquirir o HIV, aumenta o risco de infecção.

Conclusão

Conclui-se que há uma relação entre o aumento de incidência de casos de AIDS no público alvo e o uso de medicamentos para impotência sexual, o que envolve práticas sexuais inseguras pelos idosos. Atrelado a isso, percebe-se uma falta de estratégias focadas nesse público e que poderia fomentar conscientização acerca da vida sexual de indivíduos idosos.

Relevância Clínica

Assim, fica evidente a necessidade de abordagem sobre sexualidade em idosos. Ademais, a tendência de alta torna imprescindível a adoção de medidas para esse público.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Pernambuco - Brasil

Autores

BRUNA GABRIELLE DA SILVA, ANA BEATRIZ BARROS DE LIMA, DANILO MENEZES DE OLIVEIRA, FERNANDA RODRIGUES AVELAR, JOSÉ REINALDO MADEIRA JUNIOR