Dados do Trabalho
Título
CONHECIMENTOS E PRATICAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E CUIDADORES DE INSTITUIÇAO DE LONGA PERMANENCA PARA IDOSOS FRENTE AS MEDIDAS DE PREVENÇAO DA COVID-19
Objetivo
Verificar junto à equipe de enfermagem e cuidadores, conhecimentos, atitudes e práticas frente às estratégias de prevenção da Covid-19 na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Materiais e Métodos
Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma ILPI de um município do Sul da Bahia. Os dados foram coletados entre março e abril de 2022, através da técnica de Grupo Focal, e analisados pela análise de conteúdo, proposta por Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, mediante parecer nº 5.293.954.
Resultados
Participaram do estudo 14 profissionais da equipe de enfermagem e cuidadores. Os participantes referiram conhecimento sobre as medidas de prevenção pautados nas orientações dos órgãos competentes e apontaram repercussões positivas na prevenção e controle da Covid-19 na Instituição. A elaboração e identificação de barreiras, comprometimento da equipe, atualização periódica e estratégias de prevenção da Covid-19 dentro e fora da Instituição foram ações de extrema importância durante o período pandêmico.
Conclusão
Conhecimentos e práticas adotadas na prevenção e segurança foram relevantes para a redução e prevenção da disseminação da Covid-19 na ILPI. Principalmente, no que tange a equipe de enfermagem e cuidadores, os quais se mantinham em contato direto com a pessoa idosa institucionalizada.
Relevância Clínica
A pesquisa evidenciou o conhecimento da equipe de saúde por meio da Educação Permanente, que se apresenta como ferramenta de qualificação profissional indispensável para situações típicas e atípicas como a pandemia da Covid-19, assim como traz a possibilidade de adaptações diante da realidade local. Ademais, essa pesquisa reforça a importância do conhecimento e práticas de cuidado direcionadas para o cuidado gerontológico, a fim de modificar a realidade da pessoa idosa institucionalizada.
Área
Outras Temáticas em Gerontologia
Instituições
Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil
Autores
Monique Carolinne Macêdo Oliveira, Monique Carolinne Macêdo Oliveira, Tânia Maria de Oliva Menezes, JESSICA SANTOS COSTA