XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

AUTOAVALIAÇAO DE SAUDE EM PESSOAS IDOSAS

Objetivo

Descrever os resultados da autoavaliação de saúde, em pessoas idosas.

Materiais e Métodos

Os participantes do estudo foram captados em visitas às Unidades Básicas de Saúde. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética sob o parecer nº 3.936.886 e todos os participantes assinaram um Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). A triagem inicial incluiu a liberação médica por meio do Revised Physical Activity Readiness Questionnaire (rPAR-Q). A coleta de dados envolveu a autoavaliação de saúde mediante questionário de autopercepção de saúde SF-36(Short Form 36). A análise dos dados envolveu estatística descritiva.

Resultados

A análise perfil socioeconômico e demográfico dos idosos, revela que dos 70 idosos participantes, 34,2% tinham idade entre 65 e 69 anos, cerca de 48,5%, eram de etnia parda. Foi constatado que 52,8% eram aposentados, com renda familiar de até 2 salários (58,5%). 44,2% só apresentavam ensino fundamental. Verificou-se ainda que a grande maioria (84,2%) apresentava histórico de doenças
crônicas pré-existentes. Sobre a autopercepção de saúde, percebeu-se que os piores escores de autoavaliação da qualidade de vida foram observados quanto aos domínios "aspectos sociais" (escore: 49,87), "dor" (escore: 43,5) e "estado geral de saúde" (escore: 30,0). Ainda, na avaliação dos demais domínios, percebeu-se boa percepção, destacando-se os domínios da “capacidade funcional” (escore:
61,0) e ”saúde mental” (escore: 65,6).

Conclusão

Esses resultados são clinicamente relevantes, fornecendo parâmetros cruciais para a tomada de decisões em saúde, permitindo uma compreensão aprofundada e reflexiva de parâmetros essenciais para o cuidado e promoção da saúde do idoso.

Relevância Clínica

Estes resultados são de expressiva relevância clínica e podem auxiliar na tomada de decisão em saúde por permitir a compressão e reflexão de parâmetros extremamente relevantes para o cuidado e promoção da saúde do idoso.

Área

Prevenção e Envelhecimento Ativo

Instituições

Faculdade Tiradentes - Pernambuco - Brasil

Autores

VANUBIA MARTINS DA SILVA, Karina Vasconcelos Lucena, Andressa Cruz de Sousa, Avany Benício Maia Neto, Maria Paula Carneiro de Brito Oliveira, Débora Mayara Gomes Santos, Camily Victória Batista Oliveira, Tatiana de Paula Santana da Silva