XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

DOR CRONICA MUSCULOESQUELETICA EM PESSOAS IDOSAS INSTITUCIONALIZADOS

Objetivo

Caracterizar a dor crônica musculoesquelética em pessoas idosas institucionalizadas.

Materiais e Métodos

Estudo transversal, realizado com idosos institucionalizados. Foram incluídas pessoas com idade igual de 60 ano ou mais, ambos os sexos, que apresentassem quadro de dor musculoesquelética em alguma parte do corpo. Foram excluídas pessoas com quadro de dor inferior a três meses e que não tinham capacidade cognitiva de participar da algometria. O instrumento utilizado para a avaliação foi o algômetro de pressão, uma técnica para quantificar e documentar níveis de sensibilidade através do limiar de pressão e determinar os limiares da percepção dolorosa. Para o teste o paciente deve estar sentado ou deitado, o local do corpo avaliado deve estar exposto. O aplicador vai utilizar o algômetro de pressão aplicando uma pressão gradual até o paciente relatar que começou a sentir o desconforto. A região avaliada foi o local da maior dor referida. Também foi aplicada a Escala Visual Analógica, que avalia de 0 a 10 o nível de dor percebida pelo paciente. Os dados foram analisados descritivamente.

Resultados

Do total de 16 residentes, 7 participaram desse estudo, com média de idade de 73,8anos. Todos os participantes apresentavam algum desconforto álgico, com predomínio da sensação dolorosa de agulhamento e formigamento e um aspecto desfavorável no bem-estar. Houve predomínio de dor em membros inferiores, especialmente nas extremidades distais. A média do limiar de dor analisado pela algometria foi de 1,01kg/força. A média geral foi de dor pela Escala Visual Analógica (EVA) foi 4,57.

Conclusão

Os resultados demonstram um baixo limiar de dor crônica musculoesquelética na população estudada, com maior prevalência em extremidades inferiores.

Relevância Clínica

Essas descobertas destacam a importância de abordagens eficazes para o tratamento da dor nessa população, visando melhorar seu bem-estar e qualidade de vida, proporcionando maior independência na realização de atividades diária.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Centro Universitário Cesmac - Alagoas - Brasil

Autores

HARRYSON HENRIQUE DE LUNA AMORIM, PEDRO HENRIQUE LAMENHA MENTZ, VITOR ARAÚJO BATISTA, FRANKLIN DANRLEY ROCHA SILVA RAFAEL, YASMIN RAYANE ARAÚJO SILVA, RICO TORRES DE OLIVEIRA CERQUEIRA, RAFAEL ALVES FIGUEIRA, FELIPE LIMA REBELO