XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS DO ETARISMO NO DESEMPENHO OCUPACIONAL DE PESSOAS IDOSAS

Objetivo

O aumento do envelhecimento populacional apesar de uma grande conquista também vem com grandes desafios, nesse contexto a discriminação acaba se tornando uma barreira na vivencia das ocupações da pessoa idosa. Assim, a pesquisa teve como objetivo descrever os possíveis impactos do etarismo no desempenho ocupacional das pessoas idosas.

Materiais e Métodos

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa nas plataformas do Google Acadêmico, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Portal Capes. Com isso, foram selecionadas pesquisas publicadas entre 2014 a 2023, que revelassem a sobrecarga e sobreposição de estigmas sociais relacionados às pessoas idosas, bem como citassem alguma ocupação descrita pela American Occupational Therapy Association (AOTA).

Resultados

Foi destacado os principais impactos do etarismo nas seguintes ocupações humanas: sexualidade, trabalho, educação e lazer, quais os maiores desafios para o enfrentamento desse preconceito, como o etarismo pode prejudicar o bem-estar psicossocial da pessoa idosa em cada uma dessas ocupações e quais são as medidas que se é possível tomar para melhorar as ocupações da pessoa idosa.

Conclusão

Ressalta-se a importância da sociedade, estado e instituições, seja da educação ou do trabalho, se unirem para garantir os direitos das pessoas idosas e melhorar sua qualidade de vida por meio das ocupações. Dessa forma, é importante que o poder público, a sociedade e as instituições, se unam para tornar possível essa transformação cultural para mudar a mentalidade e o estereótipo estruturado acerca da pessoa idosa, com o objetivo de melhorar a qualidade de todas as ocupações da pessoa idosa e consequentemente o seu desempenho ocupacional.

Relevância Clínica

O trabalho se faz necessário para informar sobre o impacto do idadismo perante a sociedade e como ele pode influenciar no desempenho ocupacional de idosos. Ademais, evidencia a necessidade de uma mudança na mentalidade da população acerca do processo de envelhecimento.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

ANNA KAROLYNA NOGUEIRA DE FARIAS, Anne Beatriz Araújo Coêlho, João Pedro Barbosa Ferreira de Oliveira, Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro, Anna Beatriz Lopes Santa Rosa, Flávia Pereira Silva