XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

CLUSTERS DE SATISFAÇAO COM O APOIO FAMILIAR DE MULHERES NA MEIA-IDADE E VELHICE: CARACTERISTICAS SOCIODEMOGRAFICAS E SOLIDAO

Objetivo

Investigar os perfis de satisfação com o apoio familiar entre mulheres na meia-idade e velhice, identificando suas características sociodemográficas e níveis de solidão.

Materiais e Métodos

Participaram 545 mulheres na meia-idade e velhice, que responderam um questionário online sobre características sociodemográficas, satisfação com apoios dados e recebidos nos relacionamentos familiares, e utilizando a Social and Emotional Loneliness Scale for Adults (SELSA). A análise de dados empregou o algoritmo Neighborhood Based Clustering (NBC) para identificar clusters e ANOVA One-Way, complementada com bootstrapping, para avaliar diferenças significativas entre os clusters.

Resultados

A análise resultou na identificação de três clusters distintos. Cluster 1: maior número de apoios com satisfação e menor insatisfação, majoritariamente composto por mulheres casadas, morando com cônjuge e descendentes, com menor escolaridade e menor solidão (45,9%); Cluster 2: menor número de apoios, tanto com satisfação quanto com insatisfação, predominantemente formado por mulheres aposentadas ou pensionistas, solteiras, morando sozinhas ou com outras pessoas, contribuindo totalmente para o sustento familiar, com maior escolaridade e maior solidão (39,6%); Cluster 3: menor número de apoios com satisfação e maior número com insatisfação, principalmente composto por mulheres não aposentadas ou pensionistas, não chefes de família, autodeclaradas pretas, morando com cônjuge e descendentes, contribuindo parcialmente ou quando podem para o sustento familiar e com maior solidão(14,5%).

Conclusão

O estudo identificou três perfis distintos de mulheres na meia-idade e velhice, revelando uma relação significativa entre a satisfação com apoios familiares e os níveis de solidão.

Relevância Clínica

Os clusters, delineados por variáveis de apoio e características sociodemográficas, destacaram a complexidade das experiências dessas mulheres no envelhecimento, indicando a necessidade de estratégias e intervenções diferenciadas para melhorar o apoio familiar e mitigar a solidão, considerando as especificidades de cada perfil.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - Brasil, Universidade Federal da Bahia - UFBA - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - Bahia - Brasil

Autores

MATEUS VIEIRA SOARES, Dóris Firmino Rabelo, Simone Seixas da Cruz, Deusivania Vieira da Silva