Dados do Trabalho
Título
Análise da morbidade hospitalar por queda da própria altura em idosos: uma comparação entre municípios da Bahia
Objetivo
Avaliar comparativamente as taxas de morbidade hospitalar devido à queda do mesmo nível, por escorrego, tropeço e passo falso na população idosa de Feira de Santana e Salvador de 2012 a 2023.
Materiais e Métodos
Trata-se de um estudo transversal com dados coletados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS a partir de informações equivalentes dos municípios de Feira de Santana-BA e Salvador-BA no período de janeiro/2012 a julho/2023 de ano atendimento. As variáveis selecionadas foram sexo, internações por queda, taxa de mortalidade e média permanência. Foram incluídos pacientes com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados foram exportados em tabelas do Excel e analisados pela estatística descritiva.
Resultados
No período estudado, os municípios de Feira de Santana e Salvador notificaram 1.610 e 3.301 internações, respectivamente, com o sexo feminino correspondendo a 64,1% e 62,7% paralelamente. Contudo, em ambos, a taxa de mortalidade total, de 10,75 no interior e 7,87 na capital, quando estratificada por sexo é maior no masculino, com 11,89 e 9,52, respectivamente. Além disso, as notificações de internações de 2013 a 2022 obtiveram média de 310,6, mediana de 301 e desvio padrão de 15,69 em Feira de Santana e média de 146,4, mediana de 148 e desvio padrão de 137 em Salvador. Já quando se observa a média de permanência hospitalar total, Feira de Santana possui o maior tempo com 12,5 dias, em comparação a Salvador com 9,8 dias.
Conclusão
O estudo demonstra a maior taxa de quedas entre os idosos, notoriamente em Salvador, apesar da maior morbimortalidade associar-se a Feira de Santana.
Relevância Clínica
A pesquisa corrobora para a necessidade de maiores cuidados com a mobilidade dos idosos frente à fragilidade e ao déficit de acessibilidade em ruas e residências.
Área
Prevenção e Envelhecimento Ativo
Instituições
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Bahia - Brasil
Autores
LETICIA FONSECA CAVALCANTI CORREIA, Vanessa Arata Figueiredo