XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

IDOSOPOD: UMA FERRAMENTA DE EDUCAÇAO EM SAUDE

Objetivo

Descrever o processo de estruturação do projeto “Idosopod: discutindo a saúde e o cotidiano da pessoa idosa”, um podcast organizado pela Liga de Geriatria da Universidade de Pernambuco (LAGEUPE).

Materiais e Métodos

Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa, seguindo o método de sistematização da experiência proposto por Holiday (2006). Para estruturação do presente trabalho, foram utilizados como fontes primárias os relatórios de andamento do projeto.

Resultados

Ao todo foram gravados 33 episódios sobre temas de Geriatria e Gerontologia utilizando uma linguagem acessível voltada para população em geral e para os profissionais de saúde. Os integrantes da LAGEUPE se dividiram em duplas e definiram temas relacionados à saúde da pessoa idosa. A partir disso, elaboraram perguntas acerca de cada tema escolhido, fundamentadas em protocolos, artigos científicos, guias de vigilância em saúde, calendário vacinal do idoso e no Tratado de Geriatria e Gerontologia. Em seguida, foram convidados profissionais da saúde especialistas na temática escolhida para participarem da gravação dos episódios. No dia marcado, os ligantes e o convidado utilizaram um estúdio de gravação para realizarem o podcast com duração aproximada de 30 a 50 minutos. Posteriormente, os episódios gravados foram divulgados nos perfis da LAGEUPE das seguintes mídias sociais: Spotify, Instagram e Youtube.

Conclusão

O “Idosopod” permite a difusão do conhecimento de maneira simples, esclarecedora e completa, para todos os interessados na busca pelo conhecimento acerca da Geriatria e Gerontologia, funcionando como um instrumento importante e seguro de educação em saúde.

Relevância Clínica

Os conteúdos dos podcasts, baseados em uma literatura científica atualizada, são úteis tanto para profissionais de saúde quanto para a comunidade, uma vez que os primeiros podem aprofundar seus conhecimentos e atualizar suas condutas e os últimos entendem mais sobre as necessidades da saúde do idoso para pôr em prática hábitos saudáveis.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

Universidade de Pernambuco (UPE) - Pernambuco - Brasil

Autores

LUDMILA BELO RAMOS DA SILVA, Marcelle Matias Coêlho Boavista de Oliveira, Lívia Fabrícia Francisco de Lima, Egeval Pereira da Paz Neto, Evelyn Andrade De Santana