XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

POLIFARMACIA E SUA RELAÇAO COM TRANSTORNOS COGNITIVOS E O BEM-ESTAR DO IDOSO: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar caso de uma paciente portadora de Doença de Chagas e histórico de AVE, com apresentação de polifarmácia.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo, tipo relato de caso, realizado em um ambulatório de nível secundário.

Resultados

Paciente feminino, 71 anos. Em 2022, sofreu um acidente vascular encefálico. Evoluiu com queixas de esquecimento 3 meses após o AVE, procurando atendimento ambulatorial. Durante a avaliação, foi relatado que a mesma sentia-se hipoativa e com inapetência mesmo antes do evento isquêmico. Além disso, apresentava polifarmácia, com o uso dos seguintes medicamentos: Furosemida, Ginkgo Biloba, Digoxina, AAS, Lexotan, Magnésio dimalato, Florax, Risedronato, Prosso, Ácido fólico, Metotrexato, Leflunomida, Rosuvastatina, Enalapril, Carvedilol, Espironolactona e Duloxetina. Deu-se seguimento com a aplicação de escalas: MEEM (27 pontos), GDS (5 pontos), Mini Nutricional Assessment (18 pontos). Tais resultados não sugeriam síndromes demenciais. Em acompanhamento, optou-se por realizar um remanejamento medicamentoso, suspendendo AAS, Lexotan, Florax, Ginkgo Biloba e Magnésio, e diminuindo Duloxetina e Furosemida,e mantendo a Rosuvastatina. Houve a checagem dos exames trazidos pela paciente e a marcação de retorno. Um mês após as mudanças, percebeu-se uma melhora acentuada do quadro geral da paciente, uma vez que a mesma afirmou que encontrava-se mais ativa e disposta para as atividades de vida diária, além de melhora no apetite, ganho de peso perceptível e uma melhora nas queixas de memória.

Conclusão

Tais implicações contribuem para a hipótese de interação entre polifarmácia, cognição e bem-estar do idoso.

Relevância Clínica

O relato ressalta a importância da reflexão médica na atenção aos idosos, abordando a polifarmácia e seus impactos na qualidade de vida. Destaca-se a relevância desse tema na formação médica, a necessidade de serviços especializados em geriatria e a urgência de programas de revisão e acompanhamento farmacoterapêutico para idosos.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

UFRN/EMCM - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

GLAUCIO EXPEDITO PAIVA DE MEDEIROS, LÚCIO FÁBIO DE ASSIS ARRUDA FILHO, VICTÓRIA DANTAS DE ARAÚJO, JÉSSICA LETÍCIA BARRETO REVOREDO, MARCOS PAULO BARROS VIANA, SAULO SILAS VIANA DE OLIVEIRA COSTA, THAIS ARAÚJO DOS SANTOS, FRANCISCO BELISIO DE MEDEIROS NETO