XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA PRECEPTORIA EM UMA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIENCIA

Objetivo

Relatar desafios e potencialidades na experiência de preceptores no processo de ensino e aprendizagem no âmbito de uma residência multiprofissional em saúde da pessoa idosa.

Materiais e Métodos

Trata-se de um relato de experiência sobre desafios e potencialidades no ensino e aprendizagem na atuação de preceptores em saúde, numa residência multiprofissional em saúde da pessoa idosa. O período foi de março de 2023 a fevereiro de 2024. A residência possui 9 residentes, subdivididos em trios (Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia). As propostas didáticas foram: discussões beira leito com cada trio; sessões temáticas com assuntos sobre assistência ao idoso; Preceptoria em um minuto; estímulo a coparticipação em produção de material educativo e trabalhos científicos; utilização do Arco de Manguerez; avaliação processual individual dos conhecimentos, habilidades, atitudes e reuniões gerontológicas.

Resultados

Os desafios identificados foram relacionados ao grau de maturidade dos residentes diante das propostas de ensino e aprendizagem. A dinâmica hospitalar apresentou-se como dificultador em determinados momentos para realizar atividades programadas, sendo necessário ajustes e modificações. Percebeu-se dificuldade de determinados residentes para receberem feedback, exigindo um feedback construtivo e acolhedor dos preceptores. As potencialidades foram a definição de metas compartilhadas, favorecendo a construção de um plano de cuidados interdisciplinar à pessoa idosa; utilização de recursos de ensino e aprendizagem que reconhece o residente enquanto protagonista no processo de ensino e aprendizagem e, fortalecimento da assistência no Sistema Único de Saúde.

Conclusão

A experiência de preceptores revelou que as propostas pedagógicas foram relevantes pois através de uma abordagem ampliada, favoreceu maior rendimento dos residentes nos campos de atuação profissional, bem como contribuiu para o desenvolvimento de habilidades.

Relevância Clínica

Contribuiu nos aspectos relacionados à formação profissional do residente, assim como qualificação ética e humana no fazer profissional no contexto da saúde da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Obras Sociais Irmã Dulce - Minas Gerais - Brasil

Autores

MATEUS VIEIRA SOARES, Iris Soeiro de Jesus Limeira , Doranice Júdice Silva Rapoli Brawne , Ana Luiza Azevedo do Vale , Leidiane Nunes de Andrade, Cesar Luiz da Silva Figueiroa