XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

MELODIAS TERAPEUTICAS: MUSICA, DEMENCIA E IMPACTOS EM PACIENTES, ALUNOS E FAMILIARES

Objetivo

Este relato descreve as atividades do Musicalmente, uma extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o qual investigou os efeitos da música autobiográfica no alívio dos sintomas neurocomportamentais das síndromes demenciais. Ademais, o projeto enfatiza a importância da interação entre pacientes, familiares e extensionistas.

Materiais e Métodos

A equipe foi capacitada quanto à aplicação de ferramentas de avaliação, como o Inventário Neuropsiquiátrico (NPI) e a compreensão das demências. Organizaram-se sessões presenciais semanais no Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB. Voluntários realizaram performances musicais para cada paciente, baseadas em entrevistas prévias sobre preferências musicais.

Resultados

Destaca-se a construção do repertório musical de cada paciente, em colaboração com seus familiares. Essa abordagem permitiu a seleção de músicas que evocam memórias e sentimentos positivos, promovendo o fortalecimento da memória afetiva. Também foram identificadas e evitadas músicas associadas a eventos tristes, visando preservar o bem-estar emocional. O fortalecimento dos laços entre os envolvidos ressaltou a importância do apoio mútuo no cuidado às demências. Outrossim, foi proporcionado aos estudantes um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia e cooperação, havendo, inclusive, o contato com a morte de alguns pacientes ao longo dos cuidados, ressaltando a complexidade e a profundidade desses laços, além da importância do apoio emocional e do trabalho em equipe.

Conclusão

O Musicalmente destaca a conexão entre música autobiográfica e bem-estar em pacientes com demência. Os laços emocionais são fortalecidos por meio de um repertório personalizado em colaboração com os familiares, promovendo comunicação positiva. Assim, ressalta-se a importância do cuidado integral e do trabalho em equipe na construção de pontes emocionais que vão além do tratamento convencional.

Relevância Clínica

Essa iniciativa enfatiza a importância do cuidado integral e da cooperação para promover o bem-estar de pacientes com demência, enriquecendo a formação de futuros profissionais da saúde.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Universidade Federal da Paraiba - Paraíba - Brasil

Autores

CLEIDILAINE RAMOS DE OLIVEIRA, Ruth Maria Mendonça Anacleto, Rebeca Oliveira da Silva, Henrique Hamad Timeny de Carvalho, José Euller Velozo Bezerra, Marlon Alexandre de Albuquerque, Júlia Cândido Gonçalves, Manuella de Sousa Toledo Matias