XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA REABILITAÇAO VIRTUAL SOBRE A PERCEPÇAO DE TONTURA E A INTERAÇAO SENSORIAL DE IDOSOS COMUNITARIOS

Objetivo

Avaliar o efeito da reabilitação virtual sobre a percepção da tontura e interação sensorial em comparação a fisioterapia convencional em pessoas idosas.

Materiais e Métodos

Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de ética do CESMAC. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado, com dois braços de intervenção, análise por protocolo e avaliação cega. Os idosos foram randomizados em grupo experimental, que realizou treino vestibular e de interação sensorial através de realidade virtual e um grupo controle que recebeu fisioterapia convencional. A interação sensorial foi avaliada através do Clinical Test of Sensory Interaction on Balance (CTSIB), já a autopercepção de tontura foi avaliada a através do Diziness Handcap Inventory (DHI). Para comparação das frequências entre grupos, foi utilizado o teste exato de Fisher. Em todas as análises adotou-se um valor de alfa igual à 5%.

Resultados

A amostra foi composta por 29 idosos, sendo 15 no grupo experimental e 14 no controle. Ambos os grupos obtiveram melhoras nos scores do DHI, mas não revelou resultados estatisticamente significantes na análise intragrupo (GE p = 0,47 e GC =0,71) nem na comparação intergrupo (p = 0,47). Para o CTSIB, foram encontrados resultados significantes na condição 4 do GE (P<0,01) e nas condições 3 e 4 do GC (p = 0,01 e p<0,01). Na análise intergrupo não foi identificado significância em nenhuma das condições.

Conclusão

A implementação da realidade virtual como recurso terapêutico foi efetiva para a interação sensorial dos participantes da pesquisa, mas não foi superior à terapia convencional.

Relevância Clínica

O estudo apresenta uma alternativa efetiva para melhora de distúrbios relacionados ao equilíbrio corporal e consequente risco de quedas em idosos A realidade virtual é capaz de integrar os sistemas de equilíbrio com uma função, promovendo a confiança dos pacientes, além de ser um recurso lúdico, de baixo custo e altamente motivacional.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

Centro Universitário Cesmac - Alagoas - Brasil

Autores

MATHEUS VICTOR DOS SANTOS, Tayara Andrade Dos Santos, André Borba Melo, Leticia Maria Da Rocha Soares, Rico Torres De Oliveira Cerqueira, Miguel José Oliveira De Carvalho, Maria Eduarda Silveira Santos, Felipe Lima Rebêlo