XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

REABILITAÇAO VESTIBULAR COM O AUXILIO DA GAMETERAPIA E SEU EFEITO SOBRE A PERCEPÇAO DA TONTURA EM PESSOAS IDOSAS

Objetivo

Avaliar a influência da reabilitação vestibular com auxílio da gameterapia sobre a percepção de tontura em pessoas idosas.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo experimental, realizado no ambulatório de Fisioterapia em Gerontologia de uma unidade hospitalar de Maceió, que teve protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CESMAC. Foram incluídos indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e excluídos aqueles com distúrbios que impossibilitassem a interação com a gameterapia. Procedeu-se uma avaliação inicial da percepção da tontura com o Dizziness Handicap Inventory (DHI). Posteriormente os idosos foram submetidos a uma intervenção com o Nintendo® Wii, com os jogos que focavam em estímulos vestibulares e equilíbrio. Foram realizadas vinte sessões, com frequência de três vezes por semana. Ao final, a mesma avaliação inicial foi reaplicada. A comparação entre os valores iniciais e finais dos testes foi avaliada pelo teste da soma de postos de Wilcoxon. Para todas as análises foi adotado o valor de alfa igual a 5%.

Resultados

A amostra final foi de 10 participantes, com predomínio do sexo feminino e média de idade de 63,4 anos (dp=± 3,92). Foram verificados resultados estatisticamente significantes na comparação dos dados pré e pós intervenção (p = 0,008) para o desfecho de tontura avaliado pelo DHI.

Conclusão

Verificou-se que a reabilitação vestibular através da gameterapia foi efetiva na redução da percepção de tontura dos idosos participantes.

Relevância Clínica

A tontura é uma queixa recorrente na população idosa, refletindo significativamente na qualidade de vida, capacidade funcional, sendo ainda, um importante marcador para risco de quedas. Recursos lúdicos e que aumentam a adesão, como a gameterapia, tornam-se então, aliados importantes para aumentar a adesão ao tratamento dessas desordens, contribuindo para redução dessa síndrome geriátrica.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

Centro Universitário Cesmac - Alagoas - Brasil

Autores

YASMIN RAYANE ARAÚJO DA SILVA, ANDRÉ BORBA MELO, ANDRESSA SAMARA OLINTO ALMEIDA, TAYARA ANDRADE DOS SANTOS, LETICIA MARIA DA ROCHA SOARES, MIGUEL JOSÉ OLIVEIRA DE CARVALHO, MARIA EDUARDA SILVEIRA SANTOS, FELIPE LIMA REBELO